São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemão estranha falta de liberdade

DA REVISTA DA FOLHA

Jordi Bauer, 15, se adaptou facilmente a certos prazeres brasileiros: virou fã de feijoada -mesmo sem saber exatamente o que vai dentro da panela-, deliciou-se com a coxinha de frango de um botecão na avenida Ibirapuera e adora o som do rapper carioca Marcelo D2, tanto faz se compreende as rimas ou não (e nesse aspecto não difere muito de outros jovens nativos).
Mesmo há sete meses no país, um costume brasileiro o garoto de Karlsruhe, no sul da Alemanha, não conseguiu assimilar: a falta de liberdade para circular sozinho pela cidade.
Logo que chegou a São Paulo, depois de ter sido "adotado" por uma família do Brooklin (zona sul), Jordi foi fagocitado pela mesma bolha protetora que isola outros adolescentes de classe média dos temidos perigos urbanos. O único transporte público que o garoto conheceu foi o ônibus do colégio Humboldt, onde faz o segundo ano do ensino médio.
Em sua terra natal, com cerca de 280 mil habitantes, ele carregava a chave de casa e andava pelas ruas tranqüilamente, fosse dia ou noite. "Eu pegava bonde sozinho e ia para os lugares. Aqui, tem sempre que ter um pai ou uma mãe levando a gente de carro", reclama.
Jordi descobriu o Brasil por meio de um brasileiro, o estudante Markus Fäustle, 16, filho de uma brasileira com alemão, que estudou em Karlsruhe no ano passado. O pai de Markus, o agente literário Peter Fäustle, 49 (18 de Brasil), é o responsável por Jordi e não acha excessiva a precaução. "Infelizmente é necessária."
Jordi conta que antes de conhecer Markus, só sabia que tinha uma grande floresta, praias e Carnaval. E agora? "É até um pouco melhor. O jeito como as pessoas me tratam, o sol, o futebol... Por mais comum que possam parecer para os brasileiros, essas coisas mexem com a gente."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saúde/Odontologia: Higiene bucal exige mais do que "superprodutos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.