São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shoppings fazem alerta contra "pegação" gay e atos obscenos nos banheiros

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em todos os banheiros de um shopping da região central, um aviso dá o alerta de que o ato obsceno, crime previsto no artigo 233 do Código Penal, é passível de detenção.
Por trás do recado, homens se reúnem para exibicionismo, voyeurismo e encontros casuais. É a "pegação", segundo explicaram à reportagem alguns freqüentadores, em gíria própria da comunidade gay, cena comum à maioria dos shoppings e outros locais públicos.
Em alguns desses lugares a desinibição tomou contornos ainda mais lascivos com a prostituição de garotos de programa nos mictórios.
A atividade ganhou dimensão também no Orkut, a página de relacionamento na internet, onde comunidades dedicadas à prática são cada vez mais freqüentes e freqüentadas. Algumas reúnem 5.639 membros.
Em várias comunidades, usuários marcam encontros nos mictórios, com hora exata, e trocam informações sobre em quais toaletes o rendez-vous é mais discreto.
A primeira reação veio do Shopping Light, no Vale do Anhangabaú, que passou a cobrar R$ 0,50 de entrada para uso dos banheiros, de forma a inibir o entra-e-sai. Em seguida veio o Frei Caneca, que dispôs placas com a seguinte mensagem: "a prática de ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público, é passível de pena de detenção de três meses a um ano".
O Frei Caneca informa que "pessoas da administração do shopping viram a placa em uma livraria da avenida Paulista e resolveram afixá-la nos banheiros como medida preventiva, para evitar constrangimentos".
O Shopping Light afirma que "está localizado em uma área com um fluxo muito grande de pessoas, e o objetivo da administração é garantir o conforto dos clientes". O Paulista diz que tem "equipe de segurança treinada e adequada às suas condições de risco", para "manter a ordem e os bons costumes".


Texto Anterior: Chuva castiga seis Estados do Nordeste e já afeta 390 mil
Próximo Texto: USP aumenta bônus para estudantes de escolas públicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.