São Paulo, quinta, 9 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1.382 policiais já foram punidos

da Reportagem Local

Desde a instalação da Ouvidoria de Polícia de São Paulo, em 20 de novembro de 1995, 1.382 policiais civis e militares já foram punidos.
A Polícia Militar foi responsável pela maior parte das punições.
Segundo o ouvidor Benedito Domingos Mariano, 984 policiais militares já foram punidos. Desses, 401 receberam penas administrativas e outros 583 foram indiciados penalmente.
Já a Polícia Civil penalizou 398 funcionários devido a denúncias feitas pela ouvidoria.
As punições administrativas atingiram 143 policiais, e os indiciamentos penais, 255.
O total de denúncias desde a instalação da ouvidoria foi 6.432, sendo que 3.848 foram encaminhadas à Polícia Civil e 2.584 à Polícia Militar. A reclamação mais comum no período foi abuso de autoridade, com 896 queixas, seguida de tráfico de drogas por particulares, com 858.
Mariano acredita que entre 8% e 10% das denúncias sejam feitas por policiais insatisfeitos com fatos ocorridos em seu ambiente de trabalho.
Mas ele diz que há dificuldade em levar adiante esses casos porque policiais estão sendo ameaçados e punidos por reclamar da situação. Ele também acha que, como as denúncias são apuradas por policiais nas corregedorias, não há a isenção necessária.
Por isso, ele vai propor às academias de polícia que haja uma carreira própria para corregedor, independente do restante da polícia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.