UOL


São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Economist - de Londres

Revista enfoca a violência na cidade

REINO UNIDO - A revista britânica trouxe na sua última edição texto sobre a onda de crimes na capital fluminense nos últimos meses. "O que aflige o Rio?", indaga o título.
"O governo vê o caso do Rio como expressão de um problema social, que prejudica os brasileiros pobres mais que os ricos e tem sua raiz nas disparidades entre eles", diz a reportagem.
"Cariocas costumam viver em uma das cidades mais violentas do mundo, mas os recentes ataques de estilo terrorista nos bairros mais ricos são algo novo."
Segundo "Economist", a vasta maioria das vítimas da violência são os pobres. Ainda de acordo com a revista, as principais ameaças à classe média são assaltos e roubos de carros, que "raramente terminam em assassinato".
O texto esclarece que as ações são de autoria de traficantes e não são típicas do resto do país.

Garotinho
Para a revista, o secretário Anthony Garotinho fez promessas ousadas, mas pode "ser tentado a fazer um acordo com traficantes, oferecendo tolerância em prisões em troca de paz nas ruas".
Aliado de Lula, Garotinho deve concorrer à Presidência contra ele em 2006 e, por isso, tem de pacificar o Rio. Para o ex-governador, o crime é "uma dor de cabeça política", diz a reportagem.
A publicação ainda informa que Anthony Garotinho e o secretário nacional de Segurança, Luiz Eduardo Soares, tiveram divergências no passado. Soares diz que ele e Garotinho atualmente "compartilham a mesma visão" da reforma da polícia.


Texto Anterior: Estelionato: Preso de CDP aponta esquema via internet
Próximo Texto: Panorâmica - Administração: Novo órgão vai analisar recurso contra multa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.