São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Pela primeira vez, favela abriga museu

DA SUCURSAL DO RIO

Rua Guilherme Maxwell, 26, atrás do Sesi. Essa é a localização do mais novo museu do Brasil. Fica no meio do maior complexo de favelas do Rio, a Maré, e, segundo o Ministério da Cultura, é o primeiro museu do país dentro de uma favela.
O ponto de maior interesse da exposição que inaugurou ontem o museu é uma palafita construída em tamanho natural. É uma referência à história da Maré, que começou a ser ocupada por moradores que construíam palafitas na região.
Também chama a atenção uma sala preta com várias cápsulas de balas expostas em prateleiras ao lado de fotos de marcas de tiros nas casas da Maré.
A exposição estará aberta ao público a partir da semana que vem, mas foi inaugurada ontem pelo ministro Gilberto Gil. Há fotografias, maquetes e documentos, recolhidos entre os próprios moradores.


Texto Anterior: Metas
Próximo Texto: Panorâmica - Violência no Rio: Escola alvo de tiros vai ganhar blindagem de vidros e terá novo horário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.