São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPORTAMENTO
Psiquiatra afirma que mães não são todas iguais, mas têm características parecidas
Especialistas afirmam que conselho materno dá certo

ANTONINA LEMOS
da Reportagem Local

"Não tome gelado que faz mal para a garganta." Se você acha que a sua mãe está sempre exagerando quando fala isso, está errado. Segundo especialistas, muitos desses conselhos maternos são verdadeiros. "As mães geralmente acertam nos diagnósticos", diz o pediatra Bruno Eizemberg.
Os conselhos funcionam, segundo ele, porque as mães têm "extinto protetor e costumam ser muito práticas".
"A gente sempre se preocupa muito porque já tem experiência de vida o suficiente para saber certas coisas", diz a dona-de-casa Eliane Senna, 50, uma super-mãe assumida (veja quadro ao lado).
Eliane tem três filhos entre 20 e 28 anos e nunca dorme antes que eles cheguem em casa. "Mesmo se ela estiver dormindo, pede para que a gente a acorde quando chegar em casa", entrega a filha mais nova, Maria Clara, 20.
Outro conselho materno que funciona, segundo o pediatra, é o de "não pisar no chão frio sem sapato." "Pode parecer bobagem, mas isso é uma coisa prática. Ficar com o pé descalço pode causar rinite vaso motora, que faz o nariz ficar escorrendo", diz Eizenberg.
O mesmo vale para o conselho de "não sair na friagem sem casaco." De acordo com Eizenberg, isso pode, realmente, desencadear uma gripe. "Não há pesquisas que comprovem isso, mas a prática mostra que é verdade." De acordo com ele, "mãe tem muito bom senso."
Eliane acha que às vezes exagera e teme superproteger os filhos. "A gente fica sempre tratando como se eles ainda fossem crianças", diz.
Segundo o psiquiatra Içami Tiba, o ditado "mãe é tudo igual" não é exatamente verdade. "As mães têm características parecidas não porque são mães, mas por serem mulheres", diz.


Texto Anterior: "Penso neles todos os dias"
Próximo Texto: Drogas lícitas prejudicam todo o corpo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.