São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

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Propaganda no Pinheiros pode acabar em multa

DA REPORTAGEM LOCAL

A colocação de um anúncio da Nike no rio Pinheiros gerou polêmica em São Paulo, depois que a Subprefeitura de Pinheiros determinou a retirada da propaganda.
A peça publicitária, uma bola gigante sobre uma balsa, havia sido autorizada pela Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), do governo estadual, que cuida dos rios e das represas.
Uma lei municipal do ano passado, no entanto, impede a colocação de anúncios na "paisagem municipal" sem autorização. Por paisagem entenda-se, de acordo com o artigo 5º da lei, "o espaço aéreo e a superfície externa de qualquer elemento natural ou construído, tais como água, fauna, flora, construções (...)".
A Subprefeitura de Pinheiros decidiu então abrir um processo, que considerou ilegal o anúncio e determinou sua retirada, além de uma multa de R$ 10,5 mil. Segundo a assessoria da subprefeitura, já foi enviado um ofício à Emae.
A Folha contatou a Emae, mas não obteve uma resposta oficial da empresa sobre a polêmica até as 22h de ontem.
Em nota, a Nike informou que acreditava que sua propaganda estava "regularizada, com as autorizações devidas". Mesmo assim, a empresa diz que nunca "teve a intenção de desrespeitar os cidadãos, bem como de praticar qualquer ação irregular ou contrária à legislação".
Por fim, a Nike diz que "nunca se recusou nem se recusará a cumprir as determinações das autoridades competentes, de acordo com os limites legais". (PDL)


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