São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

PM vai investigar possíveis abusos em ato na Paulista

Protesto anteontem terminou com 142 detidos

DO "AGORA"

A Polícia Militar instaurou um inquérito para apurar possível excesso de alguns policiais durante um protesto feito por punks na tarde de anteontem.
A manifestação, contra a reunião na Alemanha do G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia), foi na avenida Paulista (região central da capital) e terminou em pancadaria.
Vidraças de três agências bancárias, de um McDonald's e de um quiosque ficaram danificadas. Ontem, algumas das agências tiveram fachadas substituídas. No Sudameris, a troca de 17 vidraças custaria cerca de R$ 3.500. Não havia levantamento total do prejuízo.
O confronto entre manifestantes e policiais também causou correria no shopping Center 3, na avenida Paulista.
Do grupo de manifestantes, 142 foram detidos pela polícia e liberados ainda anteontem.
Segundo a PM, não houve confronto com os punks ou feridos, mas a versão foi contestada por pelo menos dez pessoas que participaram do protesto e chegaram ao 4º Distrito Policial (Consolação) com ferimentos aparentes no rosto. "Acho que meu nariz está quebrado", disse, anteontem, no 4º DP, um estudante de 15 anos com boca e nariz inchados.

Queixa
A Secretaria Estadual da Segurança Pública informou que nenhum manifestante havia dado queixa ontem. O único registro de lesão corporal foi feito pelo repórter do "Agora" Fabiano Nunes, 34, agredido a golpes de cassetete após se identificar como jornalista.
No inquérito da Corregedoria da Polícia Militar, todos os policiais da operação serão ouvidos nos próximos 20 dias. Se nada for esclarecido, o Tribunal da Justiça Militar assumirá a investigação.

Perfil
Dos detidos anteontem, cerca de 20 eram menores de 18 anos. Os perfis eram similares: estudantes (do ensino médio ou universitários), de classe média e boa formação cultural. O último a ser liberado, Johni Raoni Falcão Galanciak, 21, resistiu à detenção e foi contido por cerca de dez policiais.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.