São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área vai melhorar e ficar mais atrativa, diz MEC

DA REPORTAGEM LOCAL

A melhoria da educação pública é o fator principal para que outros perfis da população sejam atraídos para a carreira docente, afirma a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar.
Segundo ela, a melhoria está em curso e será confirmada nesta semana, quando deverão ser divulgados novos indicadores de qualidade do ensino.
"Ainda não vi os números, mas, pelas conversas, sinto que avançamos, principalmente na alfabetização", afirmou a representante do governo Lula.
"A melhoria na escola pública vai criar um clima de entusiasmo, que seduzirá os jovens para a carreira", afirma.
A secretária, porém, diz que há outros pontos importantes, como a criação do piso salarial para a educação. A proposta do governo, que tramita no Congresso, fixa o valor em R$ 950, para uma jornada de até 40 horas semanais (que terá impacto principalmente em regiões pobres do Norte e do Nordeste).
O MEC afirma que irá também atuar na formação dos professores, principalmente por meio das universidades federais, e no início da carreira dos docentes. Uma das propostas analisadas é um acompanhamento dos educadores recém-contratados, no período probatório (de três anos).
A idéia é contratar tutores para acompanhar os professores novatos. O ministério pretende começar o projeto no ano que vem. (FT)


Texto Anterior: História: Profissão perdeu status no século 20
Próximo Texto: Moacyr Scliar: Felinas afinidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.