São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrô diz que tipo de contrato não afetou obra

DA REPORTAGEM LOCAL

Em carta enviada à Folha, o Metrô de São Paulo informou que o relatório do IPT sobre o acidente na linha 4 afirma que a tragédia não aconteceu por conta do modelo de contrato "turn key" (chave na mão, numa tradução livre, por fixar um preço fechado e dar maior autonomia às empreiteiras).
"Tipos de contrato não podem ser responsabilizados por sucessos ou insucessos de obras. Diversas obras contratadas pelo "turn key" foram concluídas com sucesso", diz um trecho do relatório.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, José Roberto Braguim, embora não implique má execução da obra, o "turn key" dá espaço para "má-fé" quando "a execução da obra não é acompanhada por uma fiscalização presente, com poder de parar os trabalhos" ao notar alterações em relação ao projeto.


Texto Anterior: IPT diz que não teme contestação
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.