São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Demora para volta de luz é "inadmissível", diz especialista

DE SÃO PAULO

O professor de Eletrotécnica e Energia da USP Célio Berman diz que "é inadmissível o tempo que demora para a luz voltar em São Paulo".
De acordo com ele, enterrar parte da fiação ou criar sistemas de postes e de amarrações mais eficientes, para que o vento não derrube facilmente, são estratégias que deveriam ser pensadas.
Ventos de até 124 km/h aliados às chuvas moderadas voltaram a mostrar como a infraestrutura urbana da cidade está vulnerável.
No caso da falta de luz, dos semáforos apagados e da queda de árvores os órgãos públicos mostram sempre a mesma lentidão para restabelecer a normalidade.
Sobre o caso da AES Eletropaulo, Berman diz que existem dois problemas que precisam ser corrigidos. "Investimento em prevenção e aumento da fiscalização na empresa por parte da agência reguladora estadual."
A AES Eletropaulo afirma que tem plano de contingência. "Mas não era possível prever a ocorrência de um ciclone extratropical", diz.
Se falta muita luz quando venta e chove é porque muitas árvores caem na cidade. Muitas delas, doentes, não passam por exames periódicos, o que deveria ser praxe.
O programa Identidade Verde, criado em 2010 pela prefeitura em parceria com a Eletropaulo, inspecionou até agora 12 mil árvores, de um total estimado de 2 milhões.
À TV Globo, o secretário da Coordenação das Subprefeituras Ronaldo Camargo afirmou que a prefeitura tem feito "aceleradamente o procedimento de adequação" das árvores. "Porém, uma ventania dessa, para você ter ideia, derruba até poste", disse.
A pesquisadora da Esalq-USP Ana Maria Liner, analisou fotos feitas pela Folha da mesma árvore. Ela diz ter estranhado a ausência de raízes levantadas, o que poderia ser explicado por ação de pragas ou pelas restrições impostas pelo calçamento.


Texto Anterior: "Tivemos de descer escada antes de cirurgia"
Próximo Texto: Tempo: Mais fraca, ventania continua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.