São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2011

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Monotrilho da Copa esbarra em exigências

Conselho municipal de meio ambiente faz lista com 55 fatores condicionantes para que a obra seja liberada

Linha liga Congonhas ao Jabaquara e Morumbi; secretário estadual dos Transportes teme que ocorram atrasos na obra


JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

O conselho municipal de meio ambiente impôs ontem 55 exigências para liberar a implantação pelo Metrô da linha 17-ouro, que irá ligar o aeroporto de Congonhas ao Jabaquara e ao Morumbi.
A lista, que deve ser cumprida em um ano, complica a intenção do Metrô de entregar até a Copa-2014 o trecho que liga o aeroporto à linha da CPTM na região da marginal Pinheiros, que tem grande concentração de hotéis.
A conclusão do trecho deve levar 34 meses. Na segunda-feira, o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) disse temer pelo prazo por conta de liminar judicial que impede a assinatura do contrato para a obra.
A liminar foi obtida pela Saviah (Sociedade dos Amigos da Vila Inah), da região do Morumbi, onde há grande resistência ao modelo escolhido, um monotrilho -trem que trafega sobre trilhos elevados a 15 metros de altura.
Moradores da região foram à reunião do Cades (conselho municipal) que votaria a licença ambiental prévia, aprovada por 25 votos a 4, com as 55 condicionantes. Se o governo não cumpri-las, não poderá obter as licenças de instalação e de operação.
Entre outras coisas, o Cades quer saber o traçado definitivo e o detalhamento das desapropriações. A previsão é desapropriar uma área de 132 mil m2, equivalente a 18 campos de futebol -20% dos imóveis são de alto padrão. Entre eles está parte do Cemitério Morumby.
Também foram exigidos estudos como o de adensamento populacional, mudança do perfil imobiliário, níveis de ruídos e vibrações e interferências no trânsito.
Outros questionamentos foram em relação à segurança e à confiabilidade do monotrilho e se o seu perfil -de média capacidade- é suficiente para a demanda.
A linha terá 18 estações ao longo de 17,9 km, com 252 mil passageiros/dia. Ela fará conexões com o metrô (linhas 1-azul, 5-lilás e 4-amarela) e CPTM (linha 9-esmeralda).

"CHEQUE EM BRANCO"
Cerca de cem pessoas foram à reunião. Moradores do Morumbi protestavam com faixas e cartazes, enquanto os da favela de Paraisópolis, na mesma região, se manifestavam pela aprovação.
"Defendemos uma região inteira", disse Cristina Antunes, da Ciranda, que reúne 16 associações de moradores da região de Santo Amaro. Ela criticou a concessão da licença antes de cumpridas as exigências, as respostas "evasivas" do Metrô e o projeto, que classificou de "meia-boca".
Segundo Regina Luisa de Barros, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e relatora do parecer, "conceder licença prévia não significa que as outras serão dadas".
Em nota, o Metrô disse apenas que "não recebeu oficialmente as condicionantes", mas que irá cumpri-las.

FOLHA.com
Veja lista de exigências
folha.com.br/ct927263


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