São Paulo, sábado, 09 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teste acha 7 bueiros prestes a explodir

Crea do Rio fez vistoria em 21 pontos da cidade

DO RIO

Ao menos sete bueiros no centro do Rio podem explodir a qualquer momento. A constatação é do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro), que vistoriou ontem 21 bueiros.
A fiscalização do órgão avaliou que, em sete deles, existe "100% de chance de ocorrer uma explosão" caso alguma centelha seja acesa.
"Para que uma explosão ocorra é necessário oxigênio, gás e um elemento que faça a ignição, que pode ser um fósforo ou um curto-circuito.A presença de 5% a 15% de gás já oferece risco", disse o engenheiro Luiz Cosenza, da comissão de análise e prevenção de acidentes do Crea.
Segundo o órgão, cinco dos bueiros com problemas ficam na rua Uruguaiana, entre a rua Sete de Setembro e a rua da Alfândega. Os outros dois ficam nas ruas da Assembleia e Sete de Setembro.
A CEG, concessionária local fornecedora de gás, admitiu responsabilidade na explosão de quatro bueiros no início da semana, que interditou parte da rua da Assembleia e deixou dois feridos.
Em reunião na tarde de ontem, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) pediu que a CEG assine um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) enquanto a rede subterrânea não for modernizada
Segundo o prefeito, a companhia reluta em fazer o mesmo que a Light, que se comprometeu a pagar multa de R$ 100 mil por bueiro que venha a explodir.
Enquanto as concessionárias não eliminam o perigo de explosões, a prefeitura anunciou que vai contratar uma empresa para fazer o monitoramento constante das galerias da cidade, a fim de que os riscos sejam conhecidos.
"A agência [Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)] está meio ausente", afirma Paes.


Texto Anterior: Há 90 anos
Próximo Texto: Início do período de férias lota Congonhas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.