São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Mais 2 joalherias são assaltadas em SP

Crimes ocorreram na noite de sábado, na zona norte da cidade; 2 seguranças ficaram feridos em troca de tiros

Foram 12 roubos a lojas de shoppings só neste ano; para a polícia, há uma rede ilegal de receptação de joias

AFONSO BENITES
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Um grupo de cerca de dez ladrões roubou na noite de anteontem 2 das 6 joalherias do Santana Parque Shopping, na zona norte de São Paulo. Com os dois crimes, o número de assaltos a lojas de shopping neste ano na capital paulista chegou a 12.
Houve troca de tiros e dois seguranças do centro comercial ficaram feridos. O vigilante Alex Pinto, 24, foi baleado na cabeça e está internado em estado grave no hospital Mandaqui. O outro, que não teve o nome divulgado, levou um tiro de raspão na mão e já recebeu alta.
Até a conclusão desta edição, ninguém tinha sido preso. A polícia analisa as imagens do circuito de vigilância para identificar os suspeitos, que estavam fortemente armados e sem máscaras.
A Casa das Alianças e a JK Alianças, as lojas assaltadas, não informaram quanto foi roubado. Por intermédio da assessoria do shopping, disseram que os ladrões levaram produtos do mostruário.
Com quase três anos de existência, essa foi a primeira vez que o shopping foi assaltado, segundo a assessoria.

O CASO
O assalto começou por volta das 22h30, quando ao menos seis homens entraram no shopping, pelo acesso do estacionamento, dividiram-se em dois grupos e renderam os seguranças do piso térreo.
Como era véspera de Dia dos Pais, o shopping ficou aberto até as 23h (geralmente fecha às 22h). Segundo a assessoria do local, poucas pessoas circulavam pelos corredores nesse horário.
Com os vigilantes rendidos, os grupos andaram cerca de 80 metros até chegarem às duas joalherias, próximas à entrada principal.
Quando estavam recolhendo as joias, um dos ladrões viu um segurança que passava em frente à joalheria e atirou em sua direção, acertando-o de raspão na mão.
Um policial, que estava de folga e fazia compras na Casa das Alianças, reagiu e disparou na direção dos bandidos.
De acordo com a PM, iniciou-se uma troca de tiros. Um segundo segurança foi ferido na cabeça. O pânico durou alguns minutos (veja texto ao lado). Só terminou quando os ladrões fugiram pela porta principal em dois carros (Vectra e Kadett).

REDE ILEGAL
O assalto a shoppings virou o "crime da moda". O motivo, para a polícia, é que há uma rede ilegal de receptação que incentiva os ladrões a procurar joias.
Com compradores predeterminados, fica mais fácil se livrar do produto roubado. Além disso, nos shoppings, os bandidos se passam facilmente por clientes e as rotas de fuga são de fácil acesso.
Houve feridos em 2 dos 12 assaltos a shoppings paulistanos neste ano.


Próximo Texto: Antes de assalto, grupo consumiu doce em shopping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.