São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apagão deixa telefones mudos na Grande São Paulo

Duas panes na Telefônica causaram transtornos na rede telefônica desde as 11h

Procon diz que clientes prejudicados têm direito a reembolso; empresa não deu mais detalhes sobre que tipo de falhas ocorreram

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas panes no sistema de telefonia na manhã de ontem tornaram difícil -em muitos casos até impossível- usar linhas da Telefônica na Grande São Paulo. Até a noite de ontem, a companhia ainda não sabia informar o motivo do problema e se havia alguma relação com a forte chuva. O problema começou às 11h.
De acordo com a Telefônica, as panes já haviam sido solucionadas por volta de 12h10. Contudo, a reportagem constatou que a dificuldade para realizar chamadas permaneceu durante o resto do dia. Segundo a Telefônica, isso foi consequência do problema da manhã.
As panes ocorreram menos de duas semanas após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) liberar a venda do serviço de banda larga de internet Speedy, que permaneceu proibida por cerca de dois meses em razão de seguidas panes desde julho de 2008.
O serviço de telefone também já havia apresentado problemas. Em 9 de junho deste ano, usuários ficaram sem poder usar o telefone em todo o Estado por cerca de uma hora.
De acordo com a Telefônica, isso ocorreu em razão de um erro em uma empresa terceirizada.
A Anatel informou que há processos administrativos apurando as falhas no serviço, que podem resultar em multas ou sanções. A agência informou ontem que fiscais foram à empresa para inteirar-se das panes e que precisava conhecer os motivos do apagão para se posicionar de forma mais concreta sobre o fato.
De acordo com o Procon, os usuários que ficaram sem o serviço ontem têm direito a reembolso por parte da empresa. O órgão afirmou que, em razão dos seguidos problemas com a Telefônica, tenta traçar um acordo de ajustamento de conduta com a companhia. A Telefônica lidera há três anos a lista de reclamações da entidade.
Nem todos os usuários foram afetados pelo apagão de ontem.
No início da tarde, a Folha telefonou para estabelecimentos de diferentes bairros e verificou que algumas ligações eram completadas.
Por outro lado, em outras o telefone ficava momentaneamente mudo e se ouvia o sinal de ocupado. Isso acontecia até entre números do mesmo bairro como em Santana (zona norte) e no Morumbi (oeste).
Os setores de comércio e serviços reclamaram dos prejuízos causados pela pane. "Todas as empresas são afetadas, porque todas usam a telefonia", afirmou Marcel Solimeo, diretor da Associação Comercial de São Paulo. "Mas algumas são mais afetadas, como as de telemarketing", disse.
Outro serviço que enfrenta dificuldades em panes desse tipo, diz, é o de pagamento com cartões eletrônicos. Parte das máquinas usam linhas telefônicas para a comunicação com a central. Outras utilizam a internet ou o sistema wireless (comunicação sem fio) -essas não foram afetadas pela pane.
O diretor disse não ser possível fazer uma estimativa dos prejuízos de ontem na cidade.

Minas Gerais
Outra pane, aparentemente sem ligação com as falhas da Telefônica, afetou o sistema de telefonia em Minas Gerais. A rede da Oi (ex-Telemar) apresentou problemas das 10h10 às 12h50, segundo a Anatel.
Em comunicado, a Oi disse que, "devido à ocorrência de uma falha numa central da empresa em Belo Horizonte, observou-se congestionamento pela manhã na capital mineira em seu serviço de longa distância, o que gerou dificuldades no completamento de chamadas".
Segundo a Anatel, a pane foi provocada por uma "falha de software" em uma central da Oi. A agência não especificou qual foi a falha. A Anatel disse que os fiscais não encontraram relação entre a pane em Minas Gerais e os problemas ocorridos em São Paulo.
De acordo com a agência, a pane atingiu diretamente 285 terminais fixos na área de DDD 31. Uma empresa com PABX conta como um único terminal.
A pane em Minas Gerais também afetou operadoras de telefonia móvel. A TIM informou que, entre as 10h e as 13h, os usuários não conseguiam ligar para números com o código de área 31 ou fazer chamadas de longa distância usando o código de prestadora 31.
Segundo a Vivo, não foram registrados problemas em sua rede. A reportagem não conseguiu contato com a Claro.


Colaborou BRENO COSTA , da Agência Folha, em Belo Horizonte


Texto Anterior: Chuva causa congestionamento, alaga marginais e libera rodízio
Próximo Texto: Pane afeta até telefones para emergências
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.