São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOSÉ CARLOS TEIXEIRA (1939-2011)

Professor de matemática do Anglo

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

José Carlos Teixeira ficava bravo quando as filhas não entendiam matemática. Motivo: os livros didáticos que elas utilizavam no colégio para aprender a disciplina tinham sido escritos por ele.
Sendo assim, achava que, se as meninas consultassem direito as obras, não teriam dificuldades com a matéria.
Professor Teixeira, como ficou conhecido, nasceu em São Bento do Sapucaí, a 173 km de São Paulo. O pai, comerciante, queria que o filho fosse engenheiro, e assim José Carlos entrou na Poli-USP, na capital paulista. No quarto ano, porém, largou o curso para realizar o próprio sonho: foi estudar matemática.
Lecionou em alguns cursinhos depois de se formar, mas o grosso da carreira foi no Anglo Vestibulares, onde também escreveu os livros de matemática. A filha Renata, economista, conta que, desde que nasceu, há 46 anos, o pai já era professor de lá.
Sério em casa, transformava-se dentro de sala de aula, tornando-se brincalhão.
Há cerca de oito anos, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). Canhoto, teve a justamente a mobilidade do lado esquerdo afetada.
Apaixonado por matemática e por ensinar, continuou dando aulas para turmas do ITA e para os filhos dos médicos que o tratavam. Chegou inclusive a ensinar via Skype, serviço que permite conversas por vídeo pela internet.
Quando não estava metido com números, Teixeira, que jogara como goleiro na juventude, acompanhava seu time do coração, o São Paulo FC.
Morreu na sexta-feira (2), aos 72 anos, de problemas respiratórios. Teve três filhas e duas netas. A missa do sétimo dia será realizada hoje, às 17h, na paróquia de Santa Rita de Cássia, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Calçada irregular vai dar multa até para inquilino
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.