São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva afeta 470 mil em Santa Catarina

14 cidades decretaram emergência, e uma está em estado de calamidade

JANAÍNA MENEGHEL

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORIANÓPOLIS (SC)

As chuvas que atingem Santa Catarina desde anteontem já causaram transtornos em 59 municípios -14 decretaram situação de emergência, e pelo menos 470 mil pessoas foram afetadas, de acordo com a Defesa Civil.
A previsão do Epagri/Ciram (órgão de monitoramento climático em SC) é que a chuva continue no Estado ao menos até a manhã de hoje.
Os municípios de Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum decretaram situação de emergência. Em Rio do Sul, foi decretado estado de calamidade.
Segundo a Defesa Civil, há 17.807 moradores desalojados, 884 desabrigados e 509 que tiveram de sair de casa devido aos riscos de desabamento ou desmoronamento.
O vale do Itajaí é uma das áreas mais atingidas. Em Blumenau (157 km de Florianópolis), 3 dos 5 terminais de ônibus foram fechados por conta das enchentes.

TRANSTORNOS
O atendimento em postos de saúde foi suspenso, enquanto hospitais recebem apenas casos urgentes.
Unidades estaduais de ensino, que tiveram as aulas canceladas, viraram abrigo.
A previsão do Ceops (Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do rio Itajaí-Açu) é que o rio que corta a cidade atinja a marca de 14 metros até o início desta manhã.
A Defesa Civil contabilizou ao menos 44 deslizamentos de terra e quedas de barreira. A energia elétrica nos pontos mais alagados foi cortada.
Deslizamentos de terra afetaram também o tráfego em diversas rodovias que cortam o Estado, como a BR-282, nos municípios de Gaspar e Apiúna. Já a BR-470 estava bloqueada até a noite de ontem.


Texto Anterior: Zona norte: PM ocupa parte da favela Marconi após confrontos
Próximo Texto: Clima: Tempo seco provoca o maior incêndio do ano em Brasília
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.