São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefe da Anac não sai, e Solange vai para secretaria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Fracassada a tentativa de forçar a renúncia de Milton Zuanazzi, presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o ministro Nelson Jobim (Defesa) anunciou ontem a acomodação da economista Solange Vieira à frente da recém-criada SAC (Secretaria de Aviação Civil), órgão que chefiará os órgãos responsáveis pela aviação civil no país.
A acomodação, de acordo com o ministério, é temporária. A renúncia de Zuanazzi ainda é aguardada no governo. Os outros quatro diretores da agência já saíram -Denise Abreu, Jorge Velozo, Josef Barat e Leur Lomanto- e ele chefia sozinho a agência.
"Solange será indicada no momento em que o presidente Zuanazzi se retirar", disse Jobim ontem no Rio de Janeiro, sem indicar prazos. O nome de Solange Vieira já havia sido levado por Jobim e aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação dos três diretores já indicados está lenta. Apenas um foi sabatinado pelo Senado, mas aguarda aprovação em plenário. Os outros dois nomes nem sequer chegaram, segundo informou a Comissão de Infra-Estrutura do Senado, que é responsável pela análise.

"Só com o presidente"
"Hoje a Anac funciona só com o presidente", disse Jobim. "Com três aprovados, teremos as condições de, tomada a posse, examinar a questão do presidente Zuanazzi. Por enquanto, Solange vai assumir a Secretaria de Aviação Civil."
Criada por decreto presidencial na semana passada, a SAC terá três departamentos -Política de Aviação Civil, Infra-Estrutura Aeroportuária e Infra-Estrutura de Navegação Aérea -que seguem as atribuições dos órgãos que comandará: Anac, Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) e Aeronáutica.
Um dos postos deve ser ocupado por outro assessor especial do ministro para o setor, o brigadeiro Jorge Godinho.

Afastamento
Zuanazzi, afastado de eventos públicos, negocia politicamente sua permanência na Anac. Uma das hipóteses é manter uma das cinco diretorias, mas não a presidência.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Na inauguração de juizado, passageira ganha indenização de R$ 760 em uma hora
Próximo Texto: Polícia investiga policial que diz saber de Rolex
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.