São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas de SP darão aulas de reforço

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo decidiu destinar os primeiros 45 dias do ano letivo exclusivamente ao reforço em língua portuguesa e matemática. A medida vale para os estudantes da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, sendo implantada em 2008.
Segundo a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a intenção é melhorar o conhecimento dos alunos em duas disciplinas consideradas básicas para o aprendizado de qualquer outro tema.
Na prática, professores de todas matérias terão de enfocar as duas disciplinas nos primeiros dias de ensino. A pasta cita, como exemplo, uma aula de história na qual textos históricos serão utilizados na interpretação de texto. Segundo a gestão Serra (PSDB), o conteúdo das demais disciplinas será recuperado ao longo do ano.
"O primeiro bimestre já era mais voltado para uma retomada do ano anterior. A mudança é que essa retomada será focada em língua portuguesa e matemática", disse Maria Inês Fini, assessora para avaliação e currículo da secretaria.
Os alunos com maior dificuldade terão ainda atividades fora do horário de aula.
"Reforço de 45 dias não vai resolver o problema. As condições de trabalho continuarão péssimas", disse o presidente da Apeoesp (sindicato dos professores), Carlos Ramiro.
As mudanças ocorreram porque os alunos da rede estadual apresentaram dificuldades nas duas disciplinas. Reportagem da Folha publicada em outubro mostrou que 43% dos alunos se formam no ensino médio com conhecimentos, em língua portuguesa, de 8ª série.
Segundo a secretaria, o reforço integra uma reorganização de currículo. A idéia é deixar claro os conteúdos que os alunos deverão aprender em cada série. "Hoje, há apenas diretrizes e parâmetros", disse Fini.
O governo informou também que os alunos do 3º ano do ensino médio poderão optar por cursos técnicos (administração ou gestão de pequenos negócios) ou por preparação para o vestibular. Parte da grade será utilizada para a atividade escolhida e o conteúdo do ensino médio será condensado nos dois primeiros anos.


Texto Anterior: Educadores divergem e chamam prêmio de "repulsivo" ou de "estímulo" ao aluno
Próximo Texto: Minas Gerais: Estado tem quarta chacina em dois meses, com 4 mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.