São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

GENEROSO DAMIANO (1934-2011)

De motorista a membro da família

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O italiano Generoso Damiano começou como motorista e terminou como membro da família. "A gente não conseguia viver sem ele. Ele cuidava de todo mundo", conta Airton Bobrow, cuja família é dona da TDB Têxtil.
Nascido em Pratola Serra, Generoso veio ao Brasil aos 18 anos, acreditando que teria uma vida melhor por aqui. No começo, morou com um tio no Brás (centro). No ônibus, conheceu a mulher, Lúcia, descendente de italianos. Trabalhou por um tempo na Antarctica, carregando caminhões e transportando bebidas. Também chegou a ser funileiro, lembra a família. Na fábrica de papel Klabin, foi motorista, mas acabou demitido. Com duas filhas pequenas para criar, entrou em depressão e só se recuperou quando foi contratado como motorista por Carlos Taub, da extinta rede Eletroradiobraz.
Na realidade, foi um faz-tudo, de ajudar a cuidar das crianças a limpar a piscina.
Acabou acompanhando a trajetória de três famílias que se interligaram: além da Taub, a Mindlin e a Bobrow. Por causa das depressões que teve, sofria de insônia: saía à 1h da madrugada para o trabalho e só voltava às 16h30. Dizia que seu organismo se habituara ao horário.
Na TDB, virou um personagem: controlava tudo. Quando os chefes chegavam, corria para dar bom dia e mostrar os relatórios que fizera. De jeitão italiano, era bem bravo, mas amolecia com os quatro netos, diz a família.
Morreu na terça (1º), aos 77 anos, de complicações de uma cirurgia. Haverá uma missa amanhã, às 19h30, na igreja Santa Rita de Cássia, no Pari, em São Paulo.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ar ruim deixa SP em atenção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.