São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Perdi a casa outra vez", diz moradora

Vendedora, vítima de outro deslizamento na mesma encosta, afirma que ficou apenas com a roupa do corpo

Moradores das casas interditadas não foram para abrigos oferecidos pela prefeitura por terem medo de saques


DE SÃO PAULO

O desabamento das casas numa encosta de morro no Jardim Maringá, na zona leste da cidade, não é novidade na vida da vendedora Paula Elise Vasconcellos.
Há alguns anos, ela diz ter perdido um outro imóvel por causa de rachaduras na rua Mendonça Drumond, uma área de ocupação irregular já mapeada pela prefeitura como região de alto risco.
"A primeira casa a cair foi a do alto do morro, depois veio desmoronando tudo. As paredes começaram a rachar, as casas de cima começaram a descer", diz Paula.
"Não é a primeira vez que vejo a minha casa desabar. A primeira, a prefeitura derrubou e tivemos o esforço de recolocar tijolo por tijolo. Estou só com a roupa do corpo agora", afirma a moradora.
Não houve feridos, mas, como outros vizinhos, os pais de Paula tiveram de ser socorridos com crise nervosa.
"Minha casa caiu inteira, não sobrou nada. Vi as paredes se abrirem e tudo desabar. Só deu tempo de retirar as roupas e os documentos", afirma Rodrigo Bastos, pesquisador do Ibope.
"Não temos nada e perdemos tudo. A única sorte é que ninguém morreu. O que nos resta agora é trabalhar para recuperar o prejuízo", diz a manicure Ângela Paixão.
"Ouvi um barulho de desabamento, estalos fortes. Depois, só vimos uma poeira. Ficamos assustados."
"Vamos exigir um muro de arrimo, não vamos sair daqui. O que queremos é regularizar nossa situação, já sabíamos do risco de desabamento", afirma Fátima Aparecida Ferreira, presidente da associação de moradores do Jardim Maringá.
Por medo de saques, os moradores das 45 casas interditadas pela Defesa Civil não quiseram ir para abrigos oferecidos pela prefeitura. A maioria foi para casa de parentes na vizinhança.
(VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO)

FOLHA.com
Veja o depoimento de um morador sobre o desabamento
folha.com/mm842945


Texto Anterior: Casas desabam em área de risco conhecida
Próximo Texto: IPT apontou em julho problemas, diz secretário
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.