São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Trabalho infantil é negligência mais comum"

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os casos de negligência contra crianças, o mais comum é o de pais que deixam seus filhos trabalhar na rua. A informação é da conselheira tutelar de Brasilândia (zona norte da capital paulista), Jurema Fernandes Moraes Sousa.
Segundo ela, os casos acontecem com crianças que têm idade entre oito e nove anos. "Às vezes elas vão para a rua e nem voltam para casa, onde o ambiente é, muitas vezes, até pior", diz.
Sousa afirma que o conselho tutelar fica sabendo dos casos por meio de denúncias de creches e escolas que sentem a ausência dos alunos, de delegacias, nos casos mais graves, e até de hospitais.
Após a denúncia, os conselheiros falam com vizinhos e com a família. Se a denúncia for confirmada, o caso é encaminhado para o atendimento, diferente para cada caso. "Muitas vezes, a negligência ocorre porque os próprios pais estão carentes, sem perspectiva de futuro."
Casos como os citados pela conselheira foram flagrados pela reportagem ontem. Nem a chuva impediu os primos Armando, 11, e Daniel, 12, (nomes fictícios) de venderem flanelas em semáforos de Moema (zona sul). Nas férias, os meninos, que moram e estudam no Jardim São Luís (zona leste), trabalham das 8h às 17h.


Texto Anterior: Infância: Desde 2000, pais já mataram 456 filhos
Próximo Texto: Tapas leves também podem ser proibidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.