São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Secretário vai reavaliar aluguel de bicicleta

Jurandir Fernandes, titular de Alckmin, diz que quer ver se empréstimo de bicicletas no metrô é útil ou marketing

Nova gestão teme que piloto automático em trem antigo e cartão fidelidade tenham mais custo do que benefício


DE SÃO PAULO

O engenheiro Jurandir Fernandes, 52, que também foi titular dos Transportes Metropolitanos no primeiro mandato de Alckmin, diz temer que algumas medidas adotadas desde 2007 tenham mais custo do que benefício.
Por isso, vai reavaliar bandeiras da gestão Serra como a transformação de trens antigos em piloto automático, o cartão fidelidade exclusivo do Metrô e da CPTM e o aluguel de bicicletas no sistema.
"Não posso me dar ao luxo de ter custeio impressionante para fazer marolinha", diz. "Quero ver se a história de alugar bicicleta é eficiente, útil ou se foi marketing."
Fernandes ainda não entendeu a divulgação do governo anterior de que deixou mais de 230 km de linhas "com qualidade de metrô".
A rede do metrô saltou de 60 km para 69 km de quatro anos para cá. Porém a gestão Serra/Goldman passou a somar mais de 160 km da malha da CPTM que tiveram melhoria, embora a demora entre os trens alcance até sete minutos em horário de pico.
O ex-secretário José Luiz Portella, em viagem, não respondeu a recado da Folha.
Antes de sair, divulgou a redução de intervalos em toda a CPTM, que a demora vai baixar mais e que confiabilidade, regularidade, segurança, qualidade das estações e trens são padrão de metrô.
Leia trechos da entrevista de Jurandir Fernandes.
(ALENCAR IZIDORO)

 

TREM X METRÔ
"Sinceramente, quero entender melhor [a divulgação de 232 km com qualidade de metrô]. O que é qualidade de metrô? O metrô é para pequenas distâncias, alta potência, intervalos de segundos.
Se tenho um deslocamento até Mogi, não tenho nem preciso de metrô. Ele sai mais devagar, tem menos potência de arranque. A distância média entre estações de metrô é 1 km. Em trens, 3 km.
Ao pensar na CPTM como um todo, ela é metropolitana. Sempre terá certa diferença. Não é demérito. Há confusão conceitual achar que tudo tem que ser metrô. O trem também é fantástico."

REFORMAS
"Preciso reformar todos os trens e deixá-los "driverless" [piloto automático sem condutor]? Vejo como driverless só as linhas novas. Fazer um trem de 30 anos virar driverless é pegar Kombi e querer transformá-la em Tucson."
"Necessito portas automáticas [com vidro separando a plataforma da via] em todas as estações? Preciso rever. Elas custarão pelo resto da vida. É custeio alto de energia."
"Adotou-se que todas as estações da CPTM reformadas deverão ter mezaninos e escadas rolantes. Mesmo em países ricos, quando fica mais afastado do centro, você percebe estações singelas.
Escada rolante só tem necessidade onde não cabe rampa. E tem elevador para portador de deficiência."

BICICLETAS
"Sou apaixonado por ciclovia. Mas não quero fazer marketing com coisa séria.
Quero ver se a história de alugar bicicleta é eficiente, útil ou se foi marketing.
Vale todo mundo dizer que em São Paulo tem um sistema de bicicletas igual ao de Paris e depois eu ter que explicar que não é bem assim? Não consigo explicar o inexplicável.
Agora, se disserem que há utilização impressionante, juro que aumento tudo."

CARTÃO FIDELIDADE
"O secretário [Portella] criou um cartão fidelidade [com até 50 viagens]. Sabe por quantos passageiros ele é utilizado? Menos de 3%.
Se os custos de manutenção forem maiores do que os benefícios, posso até extingui-lo. E a política tarifária [com os descontos] pode existir dentro de um único cartão [bilhete municipal].

COPA 2014
"O Expresso Leste terá mais trens. A nova sinalização da linha 3-vermelha dará mais 20% de alívio. E pensaremos em ações operacionais para servir a Copa nos jogos.
E proporia para a prefeitura usar corredores de ônibus. O sistema metroferroviário não aguenta sozinho."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.