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Licitação vai deixar 11 mil na ilegalidade
CHICO DE GOIS
da Reportagem Local
A concorrência que a Prefeitura
de São Paulo está fazendo para legalizar o transporte por lotação
vai deixar aproximadamente 11
mil perueiros na clandestinidade.
Atualmente, há cerca de 15 mil lotações na cidade. A concorrência
vai legalizar 4.042.
Além disso, o sistema de pontuação, adotado no edital para
classificar os motoristas que poderão trabalhar no transporte alternativo, deixa em desvantagem
os donos de Kombis, maioria entre os perueiros.
Um levantamento de 98 realizado pelo gabinete do vereador Carlos Néder (PT) demonstra que,
das 2.338 lotações regularizadas,
66,42% (1.553) eram Kombis.
Veículos da montadora Asia Motors (Besta) ocupavam o segundo
lugar -15,27% (357).
De acordo com o sistema de
pontuação que a SPTrans (São
Paulo Transporte) adotou na
concorrência, os veículos com capacidade para dez passageiros
(Kombi e Besta) não têm pontuação. Pesam contra a maioria das
lotações em circulação atualmente outros três fatores: ausência de
direção hidráulica, ar-condicionado e o tipo do banco.
A assessoria de imprensa da
SPTrans informou que a intenção
da Secretaria Municipal dos
Transportes, a quem a SPTrans
está vinculada, é "dar mais segurança e conforto aos passageiros".
De acordo com a assessoria, o objetivo da SPTrans ao exigir mudanças no perfil dos veículos "foi
nivelar por cima".
O vereador Neder acredita que,
do jeito que a concorrência está
sendo feita, o motorista que entrar individualmente na disputa
será prejudicado.
Ele argumentou que "dificilmente" um motorista terá cerca
de R$ 45 mil, em média, para adquirir um veículo que se enquadre nos padrões exigidos pela
SPTrans. "As cooperativas levarão vantagem", disse o vereador.
A SPTrans informou que a concorrência é dirigida a pessoas físicas e não a cooperativas. Os veículos devem estar registrados no
nome do motorista, que não pode
inscrever mais de um carro na licitação em andamento.
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