São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Empresa de engenharia do Rio avisa em placa não dar propina

FABIA PRATES
DO RIO

A placa fixada na frente de um prédio em reforma chama a atenção: "A Stanley não dá propina. Se quiser, por favor não me ligue".
Esse foi o jeito inusitado que a carioca Stanley Engenharia, especializada em obras de manutenção de condomínios, encontrou para espantar síndicos interessados em levar vantagem pessoal na negociação para contratação da empresa.
Incomodado com o assédio de representantes de condomínios que pediam comissão para fechar negócio, o empresário Stanley Barbosa, 55, decidiu deixar clara sua posição. "Assim, a pessoa não perde o tempo dela e nem eu o meu", diz.
A medida diminuiu a incidência da tentativa de suborno, mas não resolveu totalmente o problema. Segundo Barbosa, frequentador da igreja Sara Nossa Terra, algumas pessoas veem a placa ou o anúncio, anotam nome e telefone da empresa, mas ignoram o recado.
Segundo ele, das cerca de 100 propostas de trabalho que recebe por mês, entre 15 e 20 delas os clientes tentam levar a conversa para o rumo da "comissão", geralmente estipulada em 10% sobre o custo total da obra.
Barbosa, porém, ressalta que as propostas partem de uma minoria.
A empresa, que tem 30 anos de mercado, toca de 20 a 30 obras por mês no Rio. Só fecha contrato com clientes "honestos", já que os interessados em comissão desistem de continuar a negociar depois de ouvir não. Muitos, diz, ficam indignados por acharem que liberar 10% não prejudica a empresa.
Manoel Maia, vice-presidente do Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais), diz que a instituição desconhece que haja essa prática no mercado.
"Se tiver, é preciso denunciar. Se existir, temos que tomar medidas contra isso".


Texto Anterior: 90% da Faria Lima não tem Habite-se, diz moradora do prédio
Próximo Texto: Foco: Termômetros devem marcar mais de 30°C até a próxima semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.