São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blecaute em SP foi causado por sistema de proteção

Ação antiaquecimento desligou transformadores

DE BRASÍLIA

O blecaute em parte da cidade de São Paulo, anteontem, foi causado pela atuação do sistema de proteção de temperatura de um transformador de energia elétrica.
A informação, do Ministério de Minas e Energia, explica o desligamento da subestação Bandeirantes, da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.
O acionamento da proteção de temperatura ocasionou o desligamento de dois outros transformadores e a consequente sobrecarga.
A normalização aconteceu em 12 minutos. Uma hora e 26 minutos depois, o segundo blecaute foi causado pelo mesmo problema.
O processo de restabelecimento da energia foi reiniciado quatro minutos após a ocorrência, diz o ministério.
A estimativa é que 2,5 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela falta de luz.
Blecautes como o de anteontem em SP e o da última semana no Nordeste, renderam R$ 648,9 milhões em multas a empresas de energia. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o valor é referente ao período de 2005 a 2010.


Texto Anterior: Pacote para servidores passa na Câmara
Próximo Texto: RJ não aguenta tanta chuva, diz vice de Cabral
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.