São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa Civil confirma dois tornados em Santa Catarina

Cerca de 500 casas sofreram danos na cidade de Ponte Alta

DA AGÊNCIA FOLHA

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou a ocorrência de dois tornados neste fim de semana em decorrência do clima instável no Estado. Em Itajaí (93 km de Florianópolis), duas pessoas morreram após o rompimento de uma barragem.
Os tornados ocorreram anteontem em Ponte Alta -cidade que teve cerca de 500 casas danificadas- e Turvo. Ponte Alta também foi atingida por chuva de granizo que destruiu plantações. Os prejuízos ainda não foram calculados.
Flávio Varone, do Inmet (Instituto de Meteorologia) em Porto Alegre, diz que uma massa de ar quente e seco, responsável pelo calor da última semana, foi uma das causas das chuvas e dos fortes ventos que atingiram Santa Catarina. A outra causa foi a chegada de uma frente fria que elevou o ar quente e provocou a instabilidade ao entrar em contato com uma massa úmida.
Os tornados foram identificados a partir da vistoria em árvores retorcidas e casas destelhadas. O Brasil não possui equipamentos capazes de detectar esses fenômenos climáticos, segundo Varone.
A Defesa Civil também chegou a cogitar ontem a ocorrência de um tornado em Criciúma, mas não conseguiu enviar técnicos para a vistoria. Em todo o Estado, são 361 pessoas que tiveram de ir para a casa de parentes ou amigos e 106 pessoas em abrigos públicos. Há 13 municípios afetados. As duas pessoas que morreram durante a chuva -uma mulher de 34 anos e seu filho, de sete- estavam em um carro que foi arrastado correnteza após uma barragem se romper em Itajaí.


Texto Anterior: Foco: Ministro para evento para cumprimentar médico que coordenou aborto de criança
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.