São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Famosos viram alvo de piadas em nova febre da internet

LETICIA DE CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o governador José Serra (PSDB), os BBB Eliéser e Tessália e a menina Rafaela, da novela "Viver a Vida", têm em comum?
Embora de mundos completamente diferentes, são todos vítimas da mais nova febre da internet, os blogs "Porra,...", que tiram sarro de famosos com fotos embaraçosas, palavrões e piadas.
Em São Paulo, um dos mais populares é o "porrakassab.tumblr.com", uma "homenagem" ao prefeito.
As enchentes no início do ano foram o mote para a criação do blog, que tem mais de cem seguidores. "A cidade estava um caos e o prefeito não se manifestava. Achei absurdo", diz o autor, o jornalista Brunno Constante.
Questionada pela Folha, a prefeitura não comentou o conteúdo do site.
Quem lançou a moda, no fim do ano passado, foi Pedro Leite, 27, criador do "porrafelipe.tumblr.com", com fotos do cantor carioca Felipe Dylon e mais de 500 seguidores. Estudante de teoria literária na Unicamp, ele pesquisa em seu projeto de mestrado "o poder subversivo do mau gosto".
O sucesso do site inspirou o surgimento de vários outros na mesma linha. A Folha contou pelo menos 30 blogs do gênero.
Todos os sites do tipo são criados na plataforma "tumblr", que une as características de blog e do twitter. Além de textos, é possível postar com agilidade fotos, vídeos e arquivos em MP3, e manter seguidores.


Texto Anterior: Entrevista: SP precisa parar de crescer, diz urbanista
Próximo Texto: Motorista invade parque e atropela bebê e pai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.