São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Próximo Texto | Índice

Prefeitura erra e indica contramão como via alternativa

Folha constata problemas em rotas sugeridas pela gestão Kassab (DEM) para motorista tentar driblar congestionamentos em SP

Na época da divulgação das medidas, secretário disse que rotas eram fruto de "seis meses de estudos de inteligência viária"

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

CINTHIA RODRIGUES
GUSTAVO HENNEMANN

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em sua lista de rotas alternativas aos congestionamentos, a Prefeitura de São Paulo indica pelo menos oito ruas que, na verdade, são contramãos.
A Folha percorreu 31 dos 175 roteiros divulgados no site da Secretaria dos Transportes e encontrou problemas que inviabilizam o percurso em mais de um terço dos casos.
As rotas alternativas fazem parte de um conjunto de medidas apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) no mês passado, em resposta a sucessivos recordes de trânsito.
À época, o secretário Alexandre de Moraes (Transportes), ao anunciar o pacote, disse que ele é fruto de "seis meses de estudos de inteligência viária".
Entre os resultados desse trabalho está a sugestão para evitar a marginal Tietê, no sentido Castello Branco, entre as pontes Casa Verde e Freguesia do Ó. Essa rota concentra o maior número de erros: são três contramãos e cinco vias que estão no percurso, mas foram esquecidas no roteiro.
Para os testes, a Folha usou a lista colocada no site da secretaria no dia 19 de março.
Informada pela Folha sobre dois dos casos de contramão, a Secretaria dos Transportes corrigiu apenas uma das indicações. A listagem do site foi repaginada, mas não passou por uma revisão. Em razão disso, ao menos outras oito contramãos ainda são divulgadas.
Na rota para evitar a av. Santo Amaro, na zona sul, o roteiro oficial sugere que o motorista, vindo pela av. República do Líbano, entre na av. Ibirapuera. Mas a conversão é proibida. "Confio é nas minhas alternativas. Não confio nas da prefeitura", disse o taxista Wilson Dias.
De 15 motoristas entrevistados, 2 sabiam da lista de rotas alternativas da prefeitura. "Nunca tentei. Isso é para mudar o trânsito de lugar", disse o motorista Jesus Aroca, 63.
Outro caso grave é a sugestão de conversão à esquerda da av. Angélica (sentido centro) para a av. General Olímpio da Silveira, em trecho movimentado. Foi o único erro corrigido após a secretaria ter sido avisada.
Em outra rota para evitar a marginal Tietê, o trecho na contramão entre as ruas Olaria e Araguaia impede o motorista de chegar à rua Pe. Vieira.
Na rota que foge da av. Francisco Matarazzo, sugere-se uma conversão à direita na rua Barão do Bananal para pegar a rua Venâncio Aires. No local, uma placa indica o fluxo no sentido contrário.
Além das indicações imprecisas, faltam placas sinalizando os desvios, o que torna uma experiência aborrecida e demorada a empreitada de quem tenta conhecer os novos caminhos.


Próximo Texto: Marginal Tietê: Coleção de erros marca rota para fugir de via
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.