São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

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Cai o desempenho dos alunos em português

Em matemática, estudantes da rede estadual de SP apresentaram resultado melhor entre 2007 e 2008; governo avalia dado como "positivo"

Nas duas disciplinas, porém, a maioria dos alunos não alcançou o conhecimento esperado pela própria Secretaria da Educação

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dados divulgados ontem pelo governo de SP mostram que o desempenho dos seus estudantes do ensino fundamental (1ª a 8ª) piorou em português entre 2007 e 2008, mas melhorou em matemática. Nas duas disciplinas, porém, a maioria dos alunos não alcançou o conhecimento esperado pela própria Secretaria da Educação.
Na oitava série, ano com os piores indicadores, 82,5% dos alunos não atingiram o nível esperado em português. Em matemática, foram 88,4%.
Já no ensino médio (antigo colegial), houve avanço nas duas disciplinas, mas a situação era pior que das demais séries.
A medição foi feita pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), prova do governo aplicada em novembro. O exame foi um dos parâmetros para o pagamento do bônus por desempenho aos servidores da área (72% receberam).
O governo José Serra (PSDB) avaliou os dados como "positivos", pois houve avanços em alguns níveis. Admitiu, porém, que ainda há "muitas deficiências". Já especialistas veem os dados como "alarmantes" (leia mais nesta página).
O número de alunos de oitava série que não atingiu os conhecimentos esperados em língua portuguesa foi 19% maior do que em 2007. Os critérios foram fixados pela própria Secretaria da Educação.
Foi nessa série que houve a maior concentração de alunos no nível inadequado e também foi a que mais piorou. Ainda em português, a situação menos negativa está no sexto ano (67% com nível inadequado).
A atual secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, afirma que uma das explicações para a queda em língua portuguesa foi uma mudança na prova, que passou a cobrar gramática e literatura. Antes, era basicamente leitura e interpretação de texto.
"[Mas] teremos um esforço maior para que os alunos desenvolvam todas as habilidades, porque os alunos também precisam saber gramática e literatura", disse Maria Helena, que será substituída pelo ex-ministro Paulo Renato Souza na segunda-feira.
Ao apresentar os resultados, ela chorou três vezes ao falar dos programas e ao agradecer à sua equipe. Na terceira vez, saiu sem finalizar a entrevista.

Matemática
Em matemática, houve melhora em todas as séries -exceto a 6ª. A disciplina, porém, apresentava um cenário pior que português.
Na oitava série, por exemplo, a proporção de alunos com desempenho inadequado caiu de 94,6% para 88,4%.
Situação parecida ocorreu no ensino médio, que melhorou tanto em língua portuguesa quanto em matemática, mas os dados eram mais negativos que os do fundamental. Em matemática, 94,8% dos alunos não chegaram ao nível esperado (0,9% a menos que em 2007).
"Temos muitas deficiências. Mas o trabalho está pronto para avançar", afirmou a secretária Maria Helena. Ela citou como feitos de sua gestão a criação de materiais pedagógicos para os alunos, a maior preocupação com o reforço escolar, entre outros.


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