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Cai o desempenho dos alunos em português
Em matemática, estudantes da rede estadual de SP apresentaram resultado melhor entre 2007 e 2008; governo avalia dado como "positivo"
Nas duas disciplinas, porém, a maioria dos alunos não alcançou o conhecimento esperado pela própria Secretaria da Educação
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
Dados divulgados ontem pelo governo de SP mostram que
o desempenho dos seus estudantes do ensino fundamental
(1ª a 8ª) piorou em português
entre 2007 e 2008, mas melhorou em matemática. Nas duas
disciplinas, porém, a maioria
dos alunos não alcançou o conhecimento esperado pela própria Secretaria da Educação.
Na oitava série, ano com os
piores indicadores, 82,5% dos
alunos não atingiram o nível esperado em português. Em matemática, foram 88,4%.
Já no ensino médio (antigo
colegial), houve avanço nas
duas disciplinas, mas a situação
era pior que das demais séries.
A medição foi feita pelo Saresp (Sistema de Avaliação de
Rendimento Escolar do Estado
de São Paulo), prova do governo aplicada em novembro. O
exame foi um dos parâmetros
para o pagamento do bônus por
desempenho aos servidores da
área (72% receberam).
O governo José Serra (PSDB)
avaliou os dados como "positivos", pois houve avanços em alguns níveis. Admitiu, porém,
que ainda há "muitas deficiências". Já especialistas veem os
dados como "alarmantes" (leia
mais nesta página).
O número de alunos de oitava série que não atingiu os conhecimentos esperados em língua portuguesa foi 19% maior
do que em 2007. Os critérios foram fixados pela própria Secretaria da Educação.
Foi nessa série que houve a
maior concentração de alunos
no nível inadequado e também
foi a que mais piorou. Ainda em
português, a situação menos
negativa está no sexto ano (67%
com nível inadequado).
A atual secretária da Educação, Maria Helena Guimarães
de Castro, afirma que uma das
explicações para a queda em
língua portuguesa foi uma mudança na prova, que passou a
cobrar gramática e literatura.
Antes, era basicamente leitura
e interpretação de texto.
"[Mas] teremos um esforço
maior para que os alunos desenvolvam todas as habilidades, porque os alunos também
precisam saber gramática e literatura", disse Maria Helena,
que será substituída pelo ex-ministro Paulo Renato Souza
na segunda-feira.
Ao apresentar os resultados,
ela chorou três vezes ao falar
dos programas e ao agradecer à
sua equipe. Na terceira vez, saiu
sem finalizar a entrevista.
Matemática
Em matemática, houve melhora em todas as séries -exceto a 6ª. A disciplina, porém,
apresentava um cenário pior
que português.
Na oitava série, por exemplo,
a proporção de alunos com desempenho inadequado caiu de
94,6% para 88,4%.
Situação parecida ocorreu no
ensino médio, que melhorou
tanto em língua portuguesa
quanto em matemática, mas os
dados eram mais negativos que
os do fundamental. Em matemática, 94,8% dos alunos não
chegaram ao nível esperado
(0,9% a menos que em 2007).
"Temos muitas deficiências.
Mas o trabalho está pronto para avançar", afirmou a secretária Maria Helena. Ela citou como feitos de sua gestão a criação de materiais pedagógicos
para os alunos, a maior preocupação com o reforço escolar,
entre outros.
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