São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

82% tiveram resultado ruim em ciências

REPORTAGEM LOCAL

Antes restrito à língua portuguesa e matemática, o Saresp 2008 envolveu também a avaliação de ciências. O resultado, porém, mostrou que a maioria dos alunos não obteve o desempenho adequado.
Segundo a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, os alunos acertaram questões mais abrangentes, ligadas ao dia a dia deles, e foram pior em temas mais específicos. "Isso indica que é necessário mais investimento em laboratórios de ciência e equipamentos", disse.
De acordo com os dados, 82% dos alunos da 6ª e 8ª série e do 3º ano do ensino médio têm domínio insuficiente ou parcial dos conteúdos, competências e habilidades para a série em que estão.
Isso, segundo especialistas, é resultado da pouca atenção que o Brasil deu à essa área.
Para Neide Noffs, coordenadora do curso de psicopedagogia da PUC-SP, a área de ciências começou a ser valorizada só recentemente. "A matriz curricular das escolas focava muito língua portuguesa e matemática e se esquecia de ciências", diz a professora.


Texto Anterior: Secretária chora e diz que alunos melhoraram
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.