|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
82% tiveram resultado ruim em ciências
REPORTAGEM LOCAL
Antes restrito à língua
portuguesa e matemática,
o Saresp 2008 envolveu
também a avaliação de
ciências. O resultado, porém, mostrou que a maioria dos alunos não obteve o
desempenho adequado.
Segundo a secretária da
Educação, Maria Helena
Guimarães de Castro, os
alunos acertaram questões mais abrangentes, ligadas ao dia a dia deles, e
foram pior em temas mais
específicos. "Isso indica
que é necessário mais investimento em laboratórios de ciência e equipamentos", disse.
De acordo com os dados,
82% dos alunos da 6ª e 8ª
série e do 3º ano do ensino
médio têm domínio insuficiente ou parcial dos
conteúdos, competências
e habilidades para a série
em que estão.
Isso, segundo especialistas, é resultado da pouca
atenção que o Brasil deu à
essa área.
Para Neide Noffs, coordenadora do curso de psicopedagogia da PUC-SP, a
área de ciências começou a
ser valorizada só recentemente. "A matriz curricular das escolas focava muito língua portuguesa e matemática e se esquecia de
ciências", diz a professora.
Texto Anterior: Secretária chora e diz que alunos melhoraram Próximo Texto: Mortes Índice
|