São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religiosos seguem ala mais tradicional da Igreja Católica

Caio Guatelli/Folha Imagem
Padre jonas reza missa tredentina no Mosteiro de São Bento

DA REDAÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ordenado no rito tradicional, que celebra há 32 anos, padre Jonas dos Santos Lisboa reza a missa em latim no Mosteiro de São Bento, na região central da cidade de São Paulo, aos domingos, às 18h30. Além disso, é solicitado em paróquias do país para ensinar o rito.
De acordo com ele, após assistir ao DVD, os padres submetem-se a uma missa teste, supervisionada por ele ou pelo padre Claudiomar Silva Sousa. Padre Jonas deve sua formação ao bispo Antônio de Castro Mayer, que elegeu a missa tridentina como o rito oficial da diocese de Campos (RJ). À época, Mayer associou-se ao arcebispo Marcel Lefèbvre, excomungado por não acatar o Concílio Vaticano 2º, e foi igualmente excomungado. Embora a missa tenha caído em desuso nos últimos 40 anos, após as punições, padre Jonas e outros religiosos de Campos continuam a celebrá-la, já que, segundo ele, o rito nunca foi proibido pela Santa Sé.

Assista trechos da missa e a entrevista com o padre Jonas dos Santos Lisboa www.folha.com.br/090991

Texto Anterior: Saiba mais: Missa moderna em línguas nacionais foi criada em 1969
Próximo Texto: Saída para o feriado provoca trânsito recorde em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.