São Paulo, sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscalização da lei antifumo dependerá de hora extra

Estado vai esticar jornada de 250 fiscais para vistoriar 300 mil estabelecimentos

Servidor poderá também autuar infratores em caso de flagrante ao desrespeito da lei contra o cigarro durante o expediente normal

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou ontem que a equipe de 250 agentes que fiscalizará o cumprimento da lei antifumo no Estado exercerá a função em horário além do expediente atual, com remuneração proporcional.
A secretaria, que não contratará novos profissionais para a fiscalização, esticará a jornada de trabalho de 250 agentes que optarem por desempenhar a função. Hoje, eles trabalham seis horas. Nada impede que o fiscal autue um estabelecimento no expediente normal em caso de flagrante. O tempo de trabalho extra e a remuneração ainda serão definidos.
A forma de participação de funcionários do Procon e a possibilidade de novas contratações não foram definidos.
A nova legislação veta o fumo em ambientes fechados públicos ou privados de uso coletivos, extinguindo fumódromos e áreas para fumantes.
Somente entre bares e restaurantes, a cidade de São Paulo conta com 27,5 mil estabelecimentos que passarão a ser alvo de fiscalização. No Estado são 300 mil, segundo o setor.
Na próxima segunda-feira, o governador José Serra (PSDB) deve se encontrar com os secretários da Justiça, Luiz Antonio Marrey, e da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para discutir as próximas ações do governo em relação à medida. A lei, aprovada na terça, entrará em vigor 90 dias após ser publicada no "Diário Oficial".
O cigarro fica banido das áreas comuns de condomínios, shoppings, repartições públicas e hospitais, por exemplo.
A multa para quem desobedecer o veto ao fumo varia de R$ 212 a mais de R$ 3 milhões.


Texto Anterior: Campos do Jordão: Ponto turístico no interior sofre onda de roubos
Próximo Texto: União ainda não concluiu projeto sobre cigarro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.