São Paulo, sexta, 10 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REUNIÃO
Presidentes assumirão compromisso
Cúpula dará meta de educação aos países

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso e os dirigentes de outros 33 países da América assumirão compromisso de garantir o acesso de, no mínimo, 75% dos jovens ao ensino de segundo grau nos próximos 12 anos.
A meta é parte do Plano de Ação que será lançado na 2ª Cúpula das Américas, nos dias 18 e 19 no Chile, ao lado das negociações para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). A principal meta de educação, anunciada ontem pelo embaixador Ademar Bahadian, secretário-geral-adjunto do Itamaraty, é considerada ambiciosa pelo governo.
Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pouco mais da metade (55%) dos jovens entre 15 e 17 anos tiveram acesso ao ensino de segundo grau em 1996.
No ano do último censo populacional, estavam matriculados 5,7 milhões de jovens no ensino médio. O número de matrículas no ano passado aumentou 11,6%.
Para assegurar o cumprimento dessa meta, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) investirá US$ 8 bilhões em empréstimos para, principalmente, o treinamento de professores nos países mais pobres do continente.
Narcotráfico
Haverá um capítulo do Plano de Ação destinado ao combate do narcotráfico, que cuidará também de crimes associados, como o tráfico de armas. A idéia defendida pelo governo brasileiro e aceita pelos demais parceiros da cúpula permitirá o rastreamento da origem das armas apreendidas.
"Este era um ponto delicadíssimo, que os Estados Unidos não aceitavam", disse o embaixador. Segundo ele, a educação será o principal tema do Plano de Ação da cúpula. A intenção dos organizadores é dar à solução dos desequilíbrios sociais e conflitos políticos tanto destaque quanto à proposta de integração econômica e de livre comércio, cuja negociação só será concluída em 2005.
MARTA SALOMON



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.