UOL


São Paulo, sábado, 10 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piso é tão impróprio quanto votação, diz arquiteta

DA REPORTAGEM LOCAL

A arquiteta que cuidará da reforma da Paulista, Rosa Grena Kliass, 70, tem currículo extenso. Além do projeto da própria avenida, de 1973, Kliass responde pelo vale do Anhangabaú (centro). Para ela, o piso escolhido na votação feita pela Associação Paulista Viva é tão inadequado quanto a eleição que o definiu. (SÉRGIO DURAN)
 

Folha - O que a sra. acha da polêmica sobre o piso das calçadas?
Rosa Grena Kliass -
Essa é uma falsa polêmica. Os transeuntes eventuais que passaram pela avenida no dia da votação não eram o fórum para decisão da escolha do piso a ser colocado nas calçadas. A escolha do piso é um dos itens do projeto de desenho e de responsabilidade do seu autor. Sem projeto, não havia condição nem mesmo de abordagem.

Folha - O que a sra. acha de a prefeita ter voltado atrás?
Kliass -
A cidade é algo mais do que um objeto de manipulação política ou de exercício de poder. Alertada para o descabido da situação, a prefeita assumiu o seu papel de autoridade máxima.

Folha - O que há de errado no piso vencedor? Kliass - Primeiramente, não se pode considerar ter havido um vencedor desde que consideramos essa uma votação irregular. Quanto ao material de piso selecionado pelas 2.600 pessoas que transitaram pela avenida naquele dia, é material de ampla gama de aplicação, que tem sido especificado para muitos projetos, inclusive por nós. Não seria, porém, o material escolhido para este caso.

Folha - Qual o diagnóstico que a sra. faz da situação da avenida?
Kliass -
As mudanças que ocorreram na avenida nesses 30 anos implicaram pontos de inadequação do projeto. O remanejamento poderá recuperar a qualidade perdida e dotar a avenida novamente das características que a determinaram como referência da paisagem urbana.


Texto Anterior: Urbanismo: Paulista Viva ameaça não pagar reforma
Próximo Texto: Favela em área da União será regularizada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.