São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após 21 anos de união, casal obtém certidão

Rodolfo Buhrer/Reuters
Toni Reis (à dir.) e o inglês David Harrad, que oficializaram ontem a sua união estável

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Após 21 anos de união, o professor Toni Reis, 46, e o tradutor David Harrad, 53, foram declarados ontem "marido e marido".
Não foi um casamento de fato, mas sim a oficialização da união estável entre os dois -o que, na prática, iguala o relacionamento deles a uma família. "Não é uma família tradicional, de [comercial de] margarina, mas é uma família. Queiram ou não", afirmou Reis, que é também presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
O casal diz que só conseguiu oficializar sua união após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) da última quinta-feira. Até então, eles tinham um contrato de sociedade -feito em 2004.
Mas, apesar da decisão do Supremo, não foi fácil encontrar um cartório que registrasse a certidão de união civil estável.
Na sexta-feira, eles procuraram quatro cartórios de Curitiba, onde moram, para oficializar a união estável, mas não obtiveram sucesso. A cidade tem 30 cartórios.
Segundo a advogada deles, Silene Hirata, ninguém se negou a formalizar a união, mas ainda havia dúvidas quanto à documentação.
Reis disse que o ex-presidente Lula telefonou para o casal no início da noite de ontem para parabenizá-los e desejar felicidades. "Foi o parabéns mais emocionante que recebi em toda minha vida. Este é o cara", disse.
O próximo passo de Reis e Harrad é completar a família. Eles tentam adotar uma criança na Justiça desde 2005, mas o ato só foi permitido "com restrições", porque não eram uma família: teria de ser uma menina, com mais de dez anos.
Com o documento em mãos, eles pretendem recorrer à Justiça novamente para adotar um casal.


Texto Anterior: Parte dos cartórios ainda não registra união gay
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.