São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Prefeitura de SP quer reformar 1ª casa modernista do Brasil

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Degradados, a piscina e o salão de jogos do terreno digno de casa de campo na Vila Mariana (zona sul de São Paulo) são só a sombra das animadas festas que eram dadas no jardim da primeira casa modernista do Brasil.
Também conhecido como Casa da Rua Santa Cruz, o local foi construído em 1928 pelo arquiteto de origem ucraniana Gregori Warchavchik para abrigar a família recém-formada com Mina Klabin. Na época de sua construção, gerou polêmica por suas linhas retas e pela ausência de ornamentos.
A casa foi restaurada e aberta ao público em 2008, mas as estruturas anexas, que também incluem uma edícula e uma casa de bonecas, nunca passaram por reforma, dando ar de abandono ao jardim de 13 mil m2.
Agora, a Prefeitura de São Paulo quer restaurá-las e construir um café em estrutura de metal e vidro no parque modernista, do qual a casa faz parte, além de recuperar o jardim tropical projetado por Mina Klabin.
A antiga sala de jogos vai virar um espaço de eventos e os muros do terreno serão substituídos por grades. Segundo o arquiteto Paulo Faccio, que participou da elaboração do projeto, o objetivo é aumentar a visibilidade de quem passa pela rua.
Sobre a piscina, está prevista a construção de uma estrutura de metal e vidro. E, apesar de já ter sido reformada duas vezes nos últimos dez anos, a casa tem infiltrações e passará por reformas estruturais e dos pisos em tacos de madeira.
Há também a ideia de remobiliar o espaço. Para isso, já estão sendo feitos contatos com a família para tentar encontrar móveis da época.
O projeto de reforma, ainda preliminar, foi proposto pelo DPH (departamento do patrimônio histórico), da Secretaria Municipal da Cultura, e será analisado hoje pelo Conpresp (conselho municipal de preservação do patrimônio histórico).

CASA MODERNISTA

ONDE rua Santa Cruz, 325
FUNCIONAMENTO de terça a domingo, das 9 às 17h
QUANTO grátis
TELEFONE 0/xx/11/5083-3232


Texto Anterior: SP ganha placas de prioridade a pedestre
Próximo Texto: Ribeirão Preto investiga morte de 26 gatos em reserva ambiental
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.