São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS

Vazamento de resíduos de criação de porcos em rio interrompe abastecimento
O rompimento de uma lagoa de decantação de resíduos suínos causou ontem a interrupção do abastecimento de água em Piranga (cidade a 169 km de Belo Horizonte).
Os dejetos atingiram o rio Piranga, o único que abastece o município, de 17 mil habitantes. Embora tenha ocorrido às 17h de anteontem, o acidente foi percebido na cidade apenas durante a manhã de ontem por causa da coloração escura e do mau cheiro do rio.
De acordo com a prefeitura, a água atingida pelos resíduos não chegou a ser captada para abastecer a população. A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou que a água foi liberada para tratamento às 18h de ontem.
A lagoa que vazou fica em uma granja particular na zona rural de Piranga, a 18 km da sede do município, que é um dos pólos da suinocultura no Estado. Ainda não se sabe o que causou o acidente nem a quantidade de dejetos que atingiu o rio. A estimativa inicial da prefeitura é que 200 mil litros de resíduos tenham vazado.
Equipes dos órgãos ambientais estaduais, peritos da Polícia Civil e um representante do Ministério Público estiveram ontem no local do acidente para avaliar a situação. Até a conclusão desta edição, não havia informações sobre a extensão do dano ambiental.
Os dejetos da suinocultura são formados por componentes como esterco e urina dos porcos, sobras de água dos bebedouros e resíduos de rações. Sua disposição inadequada em rios e no solo pode causar doenças como verminoses, alergias e hepatites.
Na decantação, uma das formas de tratamento dos dejetos, as partículas sólidas são separadas para outras fases de tratamento ou utilização na adubação de solos. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE)


Texto Anterior: Panorâmica - Caso Olivetto: Justiça prorroga isolamento de seqüestrador
Próximo Texto: Fortaleza: Estudantes fazem protesto pacífico no CE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.