São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP confirma 2ª morte por febre amarela

Primeiro caso do Estado foi revelado na sexta-feira; havia oito anos que não ocorria nenhuma morte

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A segunda morte por febre amarela no Estado de São Paulo foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual da Saúde. Sandro Vivaldini, 39, morava na zona rural de São Carlos (232 km de SP), próximo à Estação Ecológica de Jataí, sentiu-se mal no dia 23 de maio e foi atendido em um posto de saúde de Rincão. Levado a Araraquara (273 km de SP), morreu três dias depois.
A primeira foi divulgada na última sexta. O pedreiro Roberto Baptista Pires, 39, morava em Cravinhos (292 km de SP), mas, três dias antes de morrer, passou pela estação ecológica vizinha a Vivaldini. Pires morreu em 26 de abril, no hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto (313 km de SP).
Havia oito anos que não ocorria nenhum caso. Representantes da Secretaria de Estado e do Ministério da Saúde se reuniram na tarde de ontem para traçar um plano de combate à doença na região.
No sábado, agentes da saúde iniciaram a vacinação de moradores em um raio de 30 km da estação de Jataí, alcançando dez cidades. A entrada na estação, com mata, está condicionada, pela Prefeitura de Luiz Antônio, à apresentação do cartão de vacinação, comprovando a imunização, ou à assinatura de um termo de responsabilidade assumindo os riscos.
O ministério deve alterar a classificação das cidades próximas à estação como locais endêmicos (com risco de contaminação). Atualmente, a região é classificada como "em transição", ou seja, local onde a circulação de vírus ocorre esporadicamente. A região tem ainda mais duas pessoas sob a suspeita de contaminação.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ribeirão Preto registra mortandade de peixes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.