São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natal tem a pior chuva dos últimos dez anos

Em 28 horas, choveu 242,2 mm na capital do RN

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

A região metropolitana de Natal registrou, no domingo, a maior chuva dos últimos dez anos. Foram 28 horas seguidas de precipitação entre a madrugada de domingo até ontem.
De acordo com a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), durante todo o dia choveu 242,2 mm (242,2 litros por metro quadrado) na cidade. A maior chuva já registrada na capital potiguar foi de 253,2 mm, em junho de 1998.
Neste ano já choveu 1.399,7 mm em Natal -a média prevista para todo o ano era de 1.554.3 mm. O índice deve ser superado, já que junho é considerado o mês mais chuvoso na região.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Carlos Camilo, 85 ocorrências foram atendidas no último domingo por causa das chuvas. Ninguém ficou ferido.
"A chuva foi ininterrupta, mas não houve tanto estrago como em abril, quando choveu muito em pouco tempo e muita gente ficou desabrigada. Não teve tanto transtorno, mas houve inundações, alagamentos e lentidão no tráfego de veículos", afirmou Camilo.
Para hoje e para amanhã a previsão é de calor e pancadas de chuvas na capital do Rio Grande do Norte. A máxima prevista para hoje na cidade é de 28 C.

Frio no Sul
No Sul do país, a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas e temporais durante o dia de hoje. Os ventos podem atingir até 100 km/h em partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A temperatura deve cair ao longo do dia, mas a chegada de uma massa de ar seco e frio deixa o tempo estável. A previsão é que o frio aumente amanhã.
Em São Joaquim, no planalto de Santa Catarina, a temperatura, que ontem chegou a 16 C, deve despencar para -2 C na quarta, de acordo com o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) do Estado.
Em Florianópolis, as temperaturas devem ficar hoje entre 12 C e 19 C, e caírem para 4 C amanhã. No Paraná, a previsão é de chuva no oeste e sudoeste. Em Curitiba, a mínima será de 8 C amanhã.
Já em Porto Alegre, onde a mínima será a baixa entre as capitais, os termômetros devem marcar 8 C hoje e 6 C amanhã.
Em São Paulo, o tempo deve ficar nublado hoje, com chuvas isoladas e névoa. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a mínima na capital deve ficar em 13 C. A máxima fica em 23 C.


Texto Anterior: Perfil: Livro reúne, pela 1ª vez, dados do censo sobre japoneses
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.