São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes decidem realizar vigília no campus

DA REPORTAGEM LOCAL

Após o confronto com a PM, estudantes da USP decidiram manter uma vigília -prevista para durar a noite toda- no prédio onde funcionam os cursos de história e geografia.
Eles decidiram ainda realizar um ato hoje, no início da tarde, na avenida Paulista.
Os alunos estão em greve desde quinta-feira passada, em resposta à permanência da PM no campus. Eles pedem ainda o fim da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que ministrará cursos à distância na universidade.
A UNE (União Nacional dos Estudantes) divulgou nota em que repudia a ação policial.
Os cursos de história e geografia são os mais mobilizados, ao lado da pedagogia e da letras. Só nesses quatro cursos a paralisação foi total. Na história e na geografia, há barricadas de cadeiras nas salas, para evitar que alunos e professores que não aderiram à greve entrem.

Congresso
O confronto entre PMs e alunos repercutiu na sessão do Congresso Federal. A discussão teve início após o PSOL apresentar requerimento que solicita que uma comissão externa de deputados acompanhe a situação. O requerimento não chegou a ser votado.
"A universidade é um local sagrado, de conhecimento e saber. Invasão em instituições de ensino acontecia na época da ditadura militar", disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
"A polícia não foi lá bater em estudantes. A PM só quer preservar o direito de todos, dos alunos que querem estudar, de professores, ela só está cumprindo o seu papel", rebateu o vice-líder tucano na Câmara, Duarte Nogueira (PSDB-SP).
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida por um petista, divulgou nota expressando repúdio ao uso de violência contra "cidadãos durante ato de exercício do seu legítimo direito de associação e manifestação". A comissão pretende acompanhar os desdobramentos do incidente.

Colaborou a Sucursal de Brasília



Texto Anterior: Em nota, PM diz que agiu para garantir a ordem
Próximo Texto: Serra diz que reitora chamou a PM; ela não comenta ocupação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.