São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

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outro lado

Funcionário terceirizado falhou, diz empresa

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi uma falha humana que deixou ontem 12 milhões de clientes com os telefones mudos no Estado de São Paulo. A Telefônica disse que o problema foi na atualização dos dados da rede que faz as chamadas.
A empresa relatou que o problema começou às 9h, quando um funcionário terceirizado realizava uma operação de rotina no sistema informatizado dos seis PTS (Pontos de Transferência de Sinalização), equipamentos que completam as chamadas. Três desses pontos ficam na capital paulista (Ibirapuera, Perdizes e Liberdade). Os demais estão localizados nas cidades de Americana, Campinas e Araraquara.
Os PTS ficam permanentemente interligados para receber, remotamente, atualizações -tanto cadastrais (dados dos clientes) quanto operacionais (comandos para que o sistema desempenhe tarefas).
A Telefônica informou que o funcionário responsável por essa atualização não seguiu todos os passos do procedimento, provocando a pane.
A companhia não revelou o nome da terceirizada, mas garante que não é uma empresa de manutenção.
Os técnicos da Telefônica e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estão apurando a pane para entender o que, exatamente, levou à falha. Até mesmo os sistemas de redundância ("estepes" para casos de emergência) falharam.
O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, afirmou que a contratação de empresas terceirizadas é uma prática de mercado no mundo.
"Contratamos grandes empresas envolvidas desde a fabricação dos equipamentos e dos softwares até sua manutenção. Contratamos porque elas são especialistas. Mas isso não nos livra da responsabilidade."


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