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outro lado
Funcionário terceirizado falhou, diz empresa
JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL
Foi uma falha humana que
deixou ontem 12 milhões de
clientes com os telefones mudos no Estado de São Paulo. A
Telefônica disse que o problema foi na atualização dos dados
da rede que faz as chamadas.
A empresa relatou que o problema começou às 9h, quando
um funcionário terceirizado
realizava uma operação de rotina no sistema informatizado
dos seis PTS (Pontos de Transferência de Sinalização), equipamentos que completam as
chamadas. Três desses pontos
ficam na capital paulista (Ibirapuera, Perdizes e Liberdade).
Os demais estão localizados nas
cidades de Americana, Campinas e Araraquara.
Os PTS ficam permanentemente interligados para receber, remotamente, atualizações -tanto cadastrais (dados
dos clientes) quanto operacionais (comandos para que o sistema desempenhe tarefas).
A Telefônica informou que o
funcionário responsável por
essa atualização não seguiu todos os passos do procedimento,
provocando a pane.
A companhia não revelou o
nome da terceirizada, mas garante que não é uma empresa
de manutenção.
Os técnicos da Telefônica e
da Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) estão apurando a pane para entender o
que, exatamente, levou à falha.
Até mesmo os sistemas de redundância ("estepes" para casos de emergência) falharam.
O presidente da Telefônica,
Antônio Carlos Valente, afirmou que a contratação de empresas terceirizadas é uma prática de mercado no mundo.
"Contratamos grandes empresas envolvidas desde a fabricação dos equipamentos e dos
softwares até sua manutenção.
Contratamos porque elas são
especialistas. Mas isso não nos
livra da responsabilidade."
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