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Peça resgatada é vital para investigação
ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A parte da cauda do Airbus localizada anteontem
será vital para a investigação da tragédia, disseram
especialistas em segurança de voo. A análise da peça, chamada estabilizador
vertical, poderá dizer se ela
ou sua parte móvel, o leme,
sofreram avaria em voo.
Mensagem automática
enviada pelo avião indicou
falha no sistema que limita
os movimentos do leme,
mas o órgão francês que
apura o acidente diz não
ser possível falar em dano
estrutural. Para o órgão,
ela indica problemas na
medição de velocidade do
avião, que dá o parâmetro
para o limitador. Mas a
mensagem sobre a velocidade é posterior à do leme.
A quebra do sistema pode ter gerado a sequência
de desligamentos de computadores registrada nas
mensagens seguintes.
O exame mostrará como
foi o rompimento da peça:
se foi no impacto do jato no
mar ou se foi arrancada no
ar -e se isso ocorreu numa
queda descontrolada ou no
curso normal do voo.
"O fato de o estabilizador estar praticamente intacto indica que a peça
quebrou no ar. Mas esse
exame será preciso", disse
o brigadeiro da reserva José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero.
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