São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça resgatada é vital para investigação

ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A parte da cauda do Airbus localizada anteontem será vital para a investigação da tragédia, disseram especialistas em segurança de voo. A análise da peça, chamada estabilizador vertical, poderá dizer se ela ou sua parte móvel, o leme, sofreram avaria em voo.
Mensagem automática enviada pelo avião indicou falha no sistema que limita os movimentos do leme, mas o órgão francês que apura o acidente diz não ser possível falar em dano estrutural. Para o órgão, ela indica problemas na medição de velocidade do avião, que dá o parâmetro para o limitador. Mas a mensagem sobre a velocidade é posterior à do leme.
A quebra do sistema pode ter gerado a sequência de desligamentos de computadores registrada nas mensagens seguintes.
O exame mostrará como foi o rompimento da peça: se foi no impacto do jato no mar ou se foi arrancada no ar -e se isso ocorreu numa queda descontrolada ou no curso normal do voo.
"O fato de o estabilizador estar praticamente intacto indica que a peça quebrou no ar. Mas esse exame será preciso", disse o brigadeiro da reserva José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero.


Texto Anterior: Empresas internacionais trocam sensor de avião
Próximo Texto: Aerolula: Sensor externo de Airbus usado por Lula é trocado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.