São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inscrições para o Enem começam em 21 de junho

Após as falhas de 2009, MEC contratará Cespe e Cesgranrio sem licitação

Exame deste ano está mais seguro, garante presidente do Inep; PF e Correios darão apoio à realização das provas

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

Após a edição marcada por falhas em 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado neste ano pelo Cespe e pela Cesgranrio, que no ano passado conseguiram assegurar a realização das provas.
O Ministério da Educação confirmou ontem que ambas serão contratadas sem licitação. Também divulgou a data das inscrições: de 21 de junho a 9 de julho.
A lei permite a dispensa de licitação, dependendo da situação. Nesses casos, os órgãos públicos podem fazer consulta prévia ao TCU (Tribunal de Contas da União).
Ontem, o tribunal informou que o ministério não fez tal consulta.
A dispensa de licitação só deverá ser analisada quando houver a prestação de contas, o que deve ocorrer no início do ano que vem.
As provas serão aplicadas em 6 e 7 de novembro.
Os alunos deverão se inscrever pela internet, como no ano passado, mas o sistema foi aperfeiçoado, de acordo com o presidente do Inep (instituto ligado ao MEC), Joaquim Soares Neto.
No último Enem, parte dos estudantes teve dificuldade para fazer a inscrição.

MAIS SEGURO
Neto também afirmou que o MEC fará convênio com os Correios e a Polícia Federal, que no ano passado deram apoio para a realização da prova. Segundo ele, o exame deste ano será mais seguro.
"Estamos cuidando passo a passo, ponto a ponto, de toda a estrutura metodológica e de segurança", disse.
No ano passado, houve vazamento -provas foram oferecidas a órgãos de imprensa em troca de dinheiro, o que levou a investigação da PF e a atraso nos cronogramas de quase todas as instituições que usaram o Enem em seus vestibulares.
Matheus Prado, que presta consultoria sobre o Enem, faz um alerta aos alunos: além do período curto, as inscrições começam em poucos dias e coincidem, em boa parte, com a Copa do Mundo.
"Quem não tiver CPF [Cadastro de Pessoa Física] deve correr para tirar nesta semana", explica.


Texto Anterior: Diego Giménez Moreno (1911-2010): Histórias de um anarquista
Próximo Texto: Educação: Sisu abre hoje inscrição com 16,5 mil vagas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.