São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciclone, vendaval e vulcão não têm ligação entre si

DE SÃO PAULO
DE RIBEIRÃO PRETO


Dois fenômenos climáticos distintos atingiram parte do Brasil nesta semana.
Os vendavais de terça e de ontem são fruto da chegada de duas frentes frias a São Paulo. Mas o evento de terça era bem mais potente. Também havia um ciclone extratropical associado a uma forte frente fria, que passou a mais de 1.000 km da costa.
Ciclones como este, segundo meteorologistas, são comuns nesta época do ano.
O vulcão chileno também causou transtornos. Mas os episódios não têm relação técnica. As cinzas que vão para a atmosfera se espalham carregadas pelo vento e não causam vendaval.
A frente fria de ontem voltou a causar estragos no interior. Uma nuvem de poeira causada por outro vendaval atingiu Ribeirão Preto. Houve queda de árvores, parte da cidade ficou sem energia e o aeroporto Leite Lopes parou.
"Uma massa de ar quente se chocou com outra de ar polar. Isso provocou o temporal e a ventania", afirmou o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.


Texto Anterior: Cinzas de vulcão afetam hoje tráfego aéreo no Sul
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.