São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem capacete, grupo faz rapel em viaduto de SP

Subprefeitura proibiu prática depois de acidente; dois já morreram no local

Anna Carolina Negri/Folha Imagem
Sem capacete, praticante faz rapel ontem à tarde em viaduto sobre a avenida Sumaré, apesar da proibição feita pela prefeitura


DA REVISTA DA FOLHA

A Subprefeitura da Lapa e a São Paulo Turismo proibiram, por meio de uma portaria, as práticas de rapel e de tirolesa no viaduto da avenida Dr. Arnaldo desde o segundo semestre do ano passado. Mesmo assim, o local, que tem 27 metros de altura, ainda costuma concentrar os adeptos nas noites de sextas-feiras e nas tardes de finais de semana.
A portaria, segundo a subprefeitura, foi motivada por um acidente em que uma pessoa quebrou o braço no final de julho de 2005. Não foi o único imprevisto registrado no local. Em 2000, duas pessoas morreram fazendo rapel ali. Um ano antes, o instrutor de mergulho Paulo Rogério Yoshikawa caiu e teve fraturas expostas nas pernas, lesão no tórax e hemorragia no cérebro.
Ontem à tarde, a assessoria de comunicação da Subprefeitura da Lapa só tomou conhecimento de que havia uma equipe praticando rapel no viaduto da Dr. Arnaldo pela reportagem da Folha.
A assessoria informou à reportagem que estaria encaminhando um carro da Guarda Civil Metropolitana para o lugar, com a intenção de interromper a atividade. O veículo só chegou uma hora depois do aviso, quando o último participante, o economista Eric Calciolari, 26, fazia o seu primeiro salto -sem capacete.
"Não posso falar, estou muito ansioso", disse ele, segundos antes da descida e da chegada da GCM. Os guardas pediram que o grupo interrompesse os saltos sem informar aos participantes de que o rapel não é permitido ali.
Em agosto do ano passado, a Subprefeitura da Lapa chegou a anunciar que quem desrespeitasse a proibição poderia ter o equipamento de rapel apreendido. Não foi o que aconteceu na tarde de ontem.


Texto Anterior: Saiba mais: Resultados são insatisfatórios em todo o país
Próximo Texto: Subprefeitura proibiu prática depois de acidente; dois já morreram no local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.