São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Providência

Juiz liberta 3 acusados de entregar jovens a traficantes

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcello Ferreira de Souza Granado, ordenou anteontem a libertação de 3 dos 11 militares presos acusados de entregar três jovens do morro da Providência a traficantes do morro da Mineira, no Rio.
Segundo o magistrado, o soldado Eduardo Pereira de Oliveira, o cabo Samuel de Souza Oliveira e o sargento Bruno Eduardo de Fátima não tiveram ""participação determinante e inescusável no evento".
Eles estavam de plantão no quartel do Exército, no bairro do Santo Cristo, e participaram do comboio que levou os jovens ao morro da Mineira no dia 14. Em depoimento na Justiça Federal, alegaram que desconheciam o motivo da incursão.
Em junho, Wellington Gonzaga Ferreira, 19, David Wilson da Silva, 24, e Marcos Paulo Campos, 17, foram detidos pelos militares na Providência acusados de desacato e entregues ao tráfico da Mineira.
Os militares os levaram ao quartel, mas o capitão Leandro Ferrari ordenou que fossem liberados. O tenente Vinícius Ghidetti desobedeceu a ordem e, com outros dez militares, entregou-os aos traficantes da Mineira, rivais dos da Providência. Os três apareceram mortos no dia seguinte. Nenhum dos traficantes foi preso.
Até o fechamento desta edição, a assessoria do Exército no Rio desconhecia se os três militares já haviam sido liberados.
Os militares ocupavam o morro da Providência desde dezembro. Eles faziam a segurança dos trabalhadores envolvidos nas obras do projeto Cimento Social.


Texto Anterior: Para ministro, caso é resultado de "orientação errada"
Próximo Texto: Ipanema: Polícia prende suspeito de tráfico tomando sol na praia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.