São Paulo, sexta, 10 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTOXICAÇÃO
Há ainda 80 pessoas internadas com diarréia, vômito e febre em cidade baiana; vítimas beberam água de poço
Água contaminada pode ter matado 7

LUIZ FRANCISCO
CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

A água contaminada de poços artesianos e córregos de Santa Luzia, na Bahia, pode ter provocado a morte de sete pessoas nos últimos seis dias.
Outras 80 pessoas estão internadas desde o último fim-de-semana na Fundação Agnaldo Ferreira, o único hospital da cidade, com os principais sintomas da contaminação -diarréia, vômito e febre.
Segundo funcionários do hospital, todas as pessoas que estão internadas e as sete vítimas fatais ingeriram água de poços artesianos e córregos do município.
Há três meses não chove em Santa Luzia (564 km de Salvador), cidade de 16 mil habitantes.

Sintomas
Segundo Valdemar Teles da Silva Filho, agente administrativo da Fundação Agnaldo Ferreira, os primeiros sintomas da doença começaram a aparecer há duas semanas.
"A seca reduziu 50% a vazão do rio que abastece a cidade", disse o agente administrativo.
Sem alternativas para encontrar água, os moradores da cidade passaram a retirá-la de córregos e poços artesianos.
Depois das sete mortes, a Prefeitura de Santa Luzia liberou três carros utilitários para buscar água em Camacã, cidade distante 20 quilômetros.
Ontem à tarde, médicos da Fundação Agnaldo Ferreira e técnicos da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) fizeram a coleta da água que teria sido utilizada pelas vítimas e pacientes que continuam internados.

Resultado
A amostra da água será encaminhada para análise em Salvador. O resultado da análise deve ser divulgado em 72 horas.
Também ontem à tarde os técnicos da prefeitura da cidade distribuíram hipoclorito de sódio para os moradores que têm poços artesianos.
"Além de distribuir o produto, os técnicos ensinaram os moradores a fazer o tratamento da água", disse Silva Filho.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.