São Paulo, Sábado, 10 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REABILITAÇÃO
Adolescentes participam amanhã de seu primeiro show
Rap ajuda a recuperar jovens infratores na Febem em SP

RENATO KAUFMANN
especial para a Folha

Menores infratores da Febem buscam no rap uma chance de mudar de vida. Um dos caminhos encontrados foi o projeto Realidade, uma parceria entre o setor de projetos especiais da Febem e o grupo de hip-hop Jigaboo.
Composto por P.MC, Deco e Suave, o grupo selecionou em um concurso 35 adolescentes para a gravação da música "Realidade". Os jovens cantam e também são responsáveis por parte das letras.
A música deve ser lançada em agosto, no CD do grupo. Será lançada também uma edição "single", acompanhada de camiseta, que deverá levantar recursos para compra de mais instrumentos para o Projeto Guri.
Segundo Rose Marie dos Santos, coordenadora de projetos especiais da Febem, iniciativas desse tipo são importantes para a reintegração social desses menores.
Para o músico P.MC, líder do Jigaboo, o projeto Realidade tem como função mostrar a realidade desses adolescentes sob o ponto de vista "de quem está lá dentro" e colocar os jovens no mercado musical.
Segundo P.MC, as histórias dos internos da Febem são sempre tristes, quando não trágicas. "Além do inferno que é ficar preso, o cara sai e tem dificuldade de arrumar emprego, porque existe muito preconceito".
O menor "Alemão", 17, está na Febem há nove meses. Ex-viciado em crack, ele foi preso roubando um automóvel. Começou no Guri tocando violão, mas foi chamado para o coral por causa da boa voz. "Entrei pra "família Jigaboo" pra mostrar à sociedade que não somos o que eles pensam. Tem muita gente de valor aqui." O menor, que deve sair da Febem no mês que vem, pretende combater o uso de drogas.
O adolescente "Cascavel", 17, está preso há dois anos e nove meses por homicídio. Ele fazia parte do coral do projeto Guri. "Resolvi entrar no projeto Realidade pra poder falar do que eu vivo, de como me sinto aqui", afirma.
A unidade Tatuapé da Febem abriga 1.600 internos. Cerca de 400 são atendidos pelo projeto. Outros 600 menores manifestaram interesse em participar, mas faltam instrumentos e professores para atender à demanda. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o departamento de projetos especiais da Febem, no telefone. (0/xx/ 11/6692-5087).
Amanhã, às 18h, acontece a primeira grande apresentação pública do Realidade. Convidados pela Secretaria da Cultura de Barueri, os menores fazem seu primeiro show com o Jigaboo e aproveitam para lançar oficialmente o projeto. O evento, será na Concha Acústica (rod. Castelo Branco, km 26-A, Barueri), com entrada franca.


Texto Anterior: Nova faculdade abre seleção
Próximo Texto: Projeto Guri atende menores carentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.