São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtor fez vasectomia aos 31, solteiro, para não ter filhos

DA REPORTAGEM LOCAL

O produtor musical Duda Mac, 38, diz que não teve dúvidas, e muito menos arrependimento, quando, há sete anos, decidiu por uma vasectomia mesmo sem ter filhos.
"Desde criança nunca pensei em ser pai. Quando decidi pela vasectomia, fui ao médico, ele ficou reticente com a cirurgia, mas, ao ver que eu estava certo de que era aquilo mesmo que eu queria, acabou fazendo."
A legislação brasileira estabelece que a vasectomia é possível desde que o homem "tenha plena capacidade civil, seja maior de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos".
Hoje no terceiro casamento, com uma mulher que também não deseja filhos, Mac conta já ter sofrido pressões de ex-namoradas que não se conformavam com sua resistência em relação à paternidade. "Quando minha mãe soube da vasectomia, até chorou."
Mac pensa que, se tivesse optado pela paternidade, seria um bom pai. "As crianças me adoram, mas realmente nunca consegui imaginar minha vida com filhos. Pode ser egoísmo, mas simplesmente adoro a minha vida do jeito que ela está."
A decisão de Mac coincide com a de muitos jovens americanos que também têm adotado essa alternativa radical para evitar filhos indesejáveis.
Marcus Whilock, um estudante de 23 anos de Illinois, diz que se "deu de presente" uma vasectomia em abril último. "Agora me sinto livre."


Texto Anterior: Opinião: "Sinto pressão de todos os lados para ter um filho"
Próximo Texto: Danuza Leão: A Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.